Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Paraguai » Paraguai divulga balanço de apreensões na Ponte da Amizade

Paraguai

Paraguai divulga balanço de apreensões na Ponte da Amizade

Em 2025, fiscais apreenderam mais de 234 toneladas de produtos adquiridos no Brasil e na Argentina e levados ilegalmente ao Paraguai.

2 min de leitura
Notícias no seu WhatsApp
Paraguai divulga balanço de apreensões na Ponte da Amizade
Apreensão de produtos vegetais levados ao Paraguai sem as devidas autorizações. Foto: Gentileza/DNIT
Google News iconSiga-nos no Google News

A Direção Nacional de Ingressos Tributários (DNIT) do Paraguai divulgou, nessa quarta-feira (14), seu balanço de apreensões em 2025 na Ponte da Amizade.

Leia também:
Apreensões da Receita Federal no PR e SC somam R$ 1,55 bilhão em 2025

Publicidade

De acordo com o relatório, o órgão aduaneiro do Paraguai confiscou 234.518 quilos de produtos de origem vegetal e animal, adquiridos no Brasil ou na Argentina, e levados ilegalmente ao país vizinho.

Frutas, legumes e verduras lideraram a lista de apreensões no Paraguai, com 181.967 quilos. A maior quantidade, conforme o levantamento, diz respeito a tomates, cebolas, cenouras e pimentões. Tais produtos foram adquiridos, principalmente, no Brasil.

Frangos, carnes e embutidos totalizaram 42.303 quilos. Além disso, ovos de galinha somaram 5.460 unidades. Já produtos como farinha e açúcar chegaram a 9.133 quilos apreendidos.

O relatório da DNIT do Paraguai cita, ademais, o confisco de 27 veículos utilizados para o transporte de mercadorias ou com denúncia de furto ou roubo no Brasil.

Em declarações reproduzidas pelo jornal La Nación, o administrador da Aduana de Ciudad del Este, Gustavo Brizuela, destacou que a lista de apreensões inclui roupas e outros itens de importação permitida, mas com irregularidades na documentação.

No caso dos produtos vegetais e animais, a legislação estabelece a obrigatoriedade de inspeção pelos órgãos sanitários do Paraguai.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    Deixe um comentário