Aguardente (caña), arruda e limão. No Paraguai, a cada 1.º de agosto, a tradição manda preparar o carrulim. A bebida teria o poder de afastar as dificuldades trazidas pelo mês marcado pela estiagem e por dificuldades na agricultura.
Leia também:
1.º de agosto: dia do carrulim, bebida típica do Paraguai
Em Foz do Iguaçu, o Sudacas Bar, localizado na Avenida República Argentina, n.º 1.106, centro, mantém vivo o costume. Neste ano, o estabelecimento está aceitando, inclusive, pedidos de encomendas pelo WhatsApp, no número (45) 3028-7959.
O carrulim surgiu da fusão entre as culturas guarani e espanhola. De acordo com a tradição, o carrulim ajuda a “purificar o sangue e atrair boa sorte”, contribuindo para espantar os infortúnios associados à estação.
As orientações variam conforme a fonte consultada. A recomendação mais comum, contudo, sugere o consumo de sete goles da bebida já nas primeiras horas do primeiro dia de agosto.
Para os mais supersticiosos, os tradicionalistas recomendam, inclusive, beber uma dose diária de carrulim ao longo de todo o mês de agosto.
Cientificamente, claro, não há qualquer comprovação de que a prática funcione ou de que agosto tenha, de fato, associações com “energias negativas”. Vale lembrar que o carrulim está ancorado, essencialmente, na tradição popular.
Conhecido do público de Foz do Iguaçu, o Sudacas Bar promove os valores das culturas latino-americanas presentes na região de fronteira. O estabelecimento funciona de terça a domingo, fechando na segunda. Instagram: @sudacasfoz.