O governo federal publicou, na última segunda-feira (12), no Diário Oficial da União, leis que oficializam a doação de quatro aeronaves e equipamentos militares brasileiros para dois países vizinhos: Paraguai e Uruguai.
Leia também:
Militares dos EUA desembarcam no Paraguai para ação conjunta
No caso específico do Paraguai, a doação inclui dois helicópteros modelo 412 Classic, da Bell Aircraft Corporation, e seis viaturas blindadas. Os veículos são do tipo Viaturas Blindadas de Combate Obuseiro Autopropulsado (Bccoap), modelo M108.
O pacote inclui, ademais, uma passadeira flutuante de alumínio (estrutura semelhante a uma ponte), pertencente ao Exército Brasileiro.
Já a Armada Nacional da República Oriental do Uruguai receberá dois helicópteros Bell Jet Ranger III (IH-6B), transferidos da Marinha Brasileira.
Para as Forças Armadas do Paraguai e do Uruguai, a doação representa possibilidade de aumentar os equipamentos à disposição dos militares. Para o Brasil, significa economia de custos, pois os helicópteros e veículos doados já contam com substitutos.
O procedimento recebeu o aval da Câmara dos Deputados e do Senado, que aprovaram os projetos de lei que regulamentam as doações.
O Brasil já repassou ao Paraguai, em inúmeras oportunidades, veículos militares em condições de uso. Recentemente, o país vizinho adquiriu, da brasileira Embraer, aeronaves do tipo Super Tucano, encomendadas para patrulhar o espaço aéreo do país.
(Com informações da Agência Brasil) Logo

