Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Paraguai » Governos do Brasil e do Paraguai encerram “Crise da Espionagem”

Paraguai

Normalização das relações

Governos do Brasil e do Paraguai encerram “Crise da Espionagem”

Ministro das Relações Exteriores do Brasil entregou relatório ao colega do Paraguai; conversações sobre o Anexo C de Itaipu serão retomadas.

2 min de leitura
Governos do Brasil e do Paraguai encerram “Crise da Espionagem”
Mauro Vieira (Brasil) e Rubén Ramírez Lezcano (Paraguai), em foto distribuída pelo Ministério das Relações Exteriores do Paraguai.

O governo do Brasil entregou ao Paraguai, nesta segunda-feira (17), relatório sobre o episódio que desencadeou a chamada “Crise da Espionagem”.

Leia também:
Espionagem: Brasil entregará ao Paraguai resultados de investigação

Publicidade

Em março de 2025, reportagem publicada pelo portal UOL apontou que autoridades paraguaias teriam sido monitoradas clandestinamente pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

O monitoramento teria começado em junho de 2022, durante o governo de Jair Bolsonaro, tendo como alvo as negociações entre Brasil e Paraguai sobre o Anexo C do Tratado de Itaipu. O documento define as bases financeiras para o funcionamento da binacional.

De acordo com a publicação, a espionagem teria durado até março de 2023, período inicial do governo Lula. A respeito, a atual gestão federal brasileira argumentou que, tão logo tomou conhecimento, ordenou o encerramento da operação.

O governo do Paraguai, então, cobrou do Brasil a entrega de um relatório demonstrando o alcance do caso e apontando as providências tomadas. A entrega do documento ocorreu nesta segunda, pelas mãos de Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores.

Em declaração oficial, o Ministério das Relações Exteriores do Paraguai informou que, “a partir de agora, começa uma nota etapa nas relações bilaterais entre os países”.

O texto diz que os ministros Mauro Vieira e Rubén Ramírez Lezcano definiram retomar, na primeira quinzena de dezembro, as discussões sobre o Anexo C, paralisadas desde a revelação do esquema de espionagem.

Além disso, concordaram em intensificar as conversações para acertar a data do próximo encontro entre os presidentes Lula e Santiago Peña.

Há expectativa de que tal encontro possa ocorrer em dezembro, em Foz do Iguaçu ou Presidente Franco, para a abertura da Ponte da Integração Brasil–Paraguai.

Para saber mais sobre o resultado da reunião desta segunda-feira, no site do Ministério das Relações Exteriores do Paraguai, clique aqui.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.