Caminhoneiros brasileiros e paraguaios vão passar a virada de 2025 para 2026 na fila para a travessia da fronteira. Mesmo a liberação de caminhões vazios (em lastre) na Ponte da Integração sofrerá interrupção devido às festas de fim de ano.
Leia também:
Obras inacabadas impedem operação completa da Ponte da Integração em 2026
Nessa terça-feira (30), a administração da aduana de Ciudad del Este emitiu comunicado sobre o funcionamento da instituição. A mensagem diz respeito aos dias 31 de dezembro e 1.º de janeiro.
De acordo com o documento, nesta quarta (31), não haverá liberação da passagem de caminhões com carga, à noite, pela Ponte da Amizade ou, sem carga, pela Ponte da Integração.

Além disso, na quinta-feira (1.º), “não haverá nenhuma operação pela administração da aduana da Ponte da Amizade ou pelo Centro de Fronteira de Presidente Franco”.
Assim, os motoristas que não conseguiram atravessar a Ponte da Integração (apenas para caminhões vazios) até as 5h desta quarta-feira (31) terão de permanecer fora de casa, pelo menos, até as 22h do dia 2 de janeiro, horário de retomada das travessias.
A situação é similar à ocorrida na semana passada, durante as comemorações do Natal. Na ocasião, o Paraguai declarou o dia 26 como feriado nacional, fazendo com que a liberação de caminhões sem carga voltasse a ocorrer somente no dia 27.
Caminhões vazios na Ponte da Integração
A Ponte da Integração está habilitada, atualmente, somente para veículos de carga vazios, autorizados a cruzar a fronteira entre as 22h e as 5h. Diariamente, cerca de 300 caminhões trafegam pelo local no sentido ao Brasil ou ao Paraguai.
A definição do horário noturno atendeu a pedidos das autoridades da cidade paraguaia de Presidente Franco, pois o Corredor Metropolitano del Este, rodovia equivalente à Perimetral Leste, ainda não está pronto.
Ainda assim, a passagem de caminhões pelas vias internas de Presidente Franco, oriundos ou com destino à Ponte da Integração, está trazendo transtornos à população.
Devido à falta de fiscalização pelas autoridades de trânsito locais, caminhoneiros estariam formando filas em lugares proibidos, dificultando o fluxo de veículos.
De acordo com o governo do Paraguai, a conclusão do anel viário de acesso à Ponte da Integração no país está prevista para o início de 2027, com a entrega da ponte sobre o Rio Monday.

