Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Paraguai » Paraguai apreende carga milionária de cocaína na Operação Resiliência

Paraguai

Paraguai apreende carga milionária de cocaína na Operação Resiliência

Entorpecente foi localizado no fundo falso de um caminhão que trafegava pelo Chaco, região que marca a fronteira entre Paraguai e Bolívia.

3 min de leitura
Paraguai apreende carga milionária de cocaína na Operação Resiliência
Território do Paraguai é utilizado como rota de passagem para a cocaína procedente da Bolívia. Foto: Gentileza/Senad

Agentes da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) do Paraguai localizaram, em um caminhão abordado no Chaco, um grande carregamento de cocaína. A região do Chaco fica perto da fronteira com a Bolívia.

Leia também:
Paraguai faz apreensão recorde de maconha na fronteira

Publicidade

O procedimento foi deflagrado na madrugada de terça-feira (24) e integra a Operação Resiliência. De acordo com a Senad, a organização criminosa já vinha sendo monitorada havia vários meses, como parte de um esquema internacional.

Droga apreendida no Paraguai possuía marcação.
Droga apreendida no Paraguai possuía marcação. Foto: Gentileza/Senad

Conforme o boletim repassado à imprensa, os 430 quilos de cocaína estavam ocultos em um fundo falso na carroceria do caminhão. Um cão farejador alertou sobre a irregularidade.

Agentes tiveram trabalho para amontoar o entorpecente.
Agentes tiveram trabalho para amontoar o entorpecente. Foto: Gentileza/Senad

No Paraguai, a droga está avaliada em US$ 2 milhões, mas seu valor na Europa seria várias vezes superior.

A Operação Resiliência resultou na prisão de duas pessoas em flagrante. Os homens, que atuavam como motorista e ajudante, são de nacionalidade paraguaia e têm idades entre 22 e 40 anos.

Paraguai como rota de passagem

Obtido na Bolívia, o entorpecente seria levado a portos fluviais na região de Assunção. No local, os traficantes camuflariam a droga entre cargas legais, embarcadas em contêineres em direção a portos do litoral da Argentina ou do Uruguai.

Conforme a Senad, o destino final seria o continente europeu, por meio de terminais marítimos de países como Espanha, Bélgica, Holanda e Alemanha.

Caminhão foi parado na Rodovia Transchaco, estrada que liga o Paraguai à Bolívia.
Abordagem ocorreu na Rodovia Transchaco, estrada que liga o Paraguai à Bolívia. Foto: Gentileza/Senad

Além da Senad, a investigação no Paraguai teve a participação do Ministério Público, bem como da Direção Nacional de Ingressos Tributários (DNIT).

“Essa operação é um importante avanço na luta contra o narcotráfico, evidenciando a efetividade do trabalho coordenado”, destaca a agência antidrogas.

Apreensão recorde de maconha

Também nesta semana, Senad e forças militares localizaram, na região do lago de Itaipu, um carregamento com mais de 57 toneladas de maconha. A droga estava pronta para ser atravessada em direção ao Brasil, mas ficou pelo caminho.

Para saber mais sobre o procedimento, que resultou, ainda, no confisco de oito veículos de luxo e equipamentos da logística do tráfico, clique aqui.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.