Já ouviu falar do Cerro Koi, formação rochosa localizada na cidade de Areguá, no Paraguai, a cerca de 30 quilômetros da capital Assunção?
Leia também:
Lado paraguaio de Itaipu terá novo atrativo turístico e ambiental
No vídeo especial deste fim de semana, o ambientalista Francisco Amarilla leva os leitores do H2FOZ para uma visita ao local, que tem características únicas.
Usado como pedreira até a década de 1990, o Cerro Koi tem fileiras de rochas em formatos geométricos, com figuras como pentágonos e octógonos.
Conforme os registros, existem apenas outros dois locais similares ao Cerro Koi no mundo, no Canadá e na África do Sul.
“Uma obra de arte da natureza, com milhões de anos. Vale a pena visitar aqui”, descreve Amarilla. “Parece que foi feito à mão.”
A trilha até o alto do mirante do Cerro Koi possui cerca de 1,2 mil metros de extensão, com dificuldade moderada. De acordo com os guardas do parque, recomenda-se o uso de roupas confortáveis e calçados adequados para caminhadas em terrenos naturais.
O Monumento Natural Cerro Koi abre diariamente, no horário das 8h às 16h. O acesso mais rápido acontece pela rodovia que liga Capiatá a Areguá, com parada das linhas de ônibus 11, 165 e 454 nas proximidades.
Conhecida pelo artesanato e pelas plantações de morango, Areguá tem como atrativo, ademais, as águas do Lago Ypacaraí, o mais conhecido do Paraguai. Conforme o censo de 2022, a cidade tem pouco mais de 70 mil habitantes.