A Polícia Nacional do Paraguai emitiu um alerta aos moradores da região de Ciudad del Este para que redobrem os cuidados quanto à circulação de dinheiro falso.
Leia também:
Paraguai faz nova redução no preço da gasolina e do diesel
O aviso diz respeito, especificamente, às notas de maior valor do guarani, moeda oficial do país: G$ 20 mil, G$ 50 mil e G$ 100 mil. Atualmente, um bilhete de G$ 100 mil equivale a cerca de R$ 75.
De acordo com Jorge Quintana, subdelegado da Diretoria contra Crimes Financeiros do Alto Paraná, a circulação de dinheiro falso costuma aumentar durante a época de fim de ano no Paraguai, devido ao maior volume de transações comerciais.
“Pedimos à população para que redobre as atenções ao receber os bilhetes”, orientou Quintana, citado pelo jornal La Clave. “Verifique a nota e sinta a textura do bilhete como forma de comprovar sua autenticidade.”
O policial alertou, ademais, sobre uma situação que está em aumento também no Paraguai: as tentativas de golpe por meio da internet.
Nos casos de transferências bancárias ou pagamentos on-line, por exemplo, Quintana recomenda que o consumidor confira dados básicos, como o destinatário do dinheiro.
Além disso, o comprador precisa redobrar a atenção quanto à existência de páginas e perfis falsos nas redes sociais. “Há golpistas por trás desses perfis”, advertiu o representante da Polícia Nacional do Paraguai.
Em caso de problemas, a corporação instrui moradores e visitantes a procurar a delegacia mais próxima ou entrar em contato com o serviço 911.

