Terminou, neste domingo (23), a edição 2025 da megaliquidação Black Friday no Paraguai. Organizado pela Câmara de Comércio e Serviços de Ciudad del Este, o evento movimentou o comércio e o turismo em toda a região de fronteira.
Leia também:
Com Black Friday, movimento de pedestres na Ponte da Amizade aumenta 108%
Em balanço preliminar divulgado ao término da promoção, o coordenador da Black Friday, Armando Ghazaoui, estimou que o número de visitantes ultrapassou a projeção de 300 mil pessoas no comércio local.
De acordo com Ghazaoui, o cálculo inicial indicava algo entre 250 mil e 300 mil visitantes. Tal estimativa levava em consideração a própria população da fronteira e turistas procedentes de outras partes do Brasil, bem como do Paraguai e da Argentina.
O maior movimento ocorreu na quinta-feira (20), primeiro dia da promoção, que coincidiu com o feriado brasileiro da Consciência Negra.
Devido à fila de veículos na BR-277, muitos dos visitantes atenderam à orientação de atravessar a fronteira a pé em direção ao Paraguai. Com isso, conforme a Receita Federal do Brasil, o número de pedestres superou o de visitantes motorizados.
A Black Friday em Ciudad del Este atraiu, ademais, grande quantidade de turistas argentinos e de viajantes do próprio Paraguai.
Para 2026, dois grandes eventos de compras já estão garantidos no calendário de Ciudad del Este: Crazy Week e Black Friday.
A Crazy Week acontecerá no mês de maio, nas proximidades do Dia das Mães (segundo domingo de maio no Brasil).
Já a Black Friday 2026 está mantida para o mês de novembro, em paralelo aos feriados brasileiros de Proclamação da República e/ou Consciência Negra.
(Com informações da prefeitura de Ciudad del Este)

