Ciudad del Este decreta ‘tolerância zero’ contra falsos guias que lesam turistas

Gurpo que integra as ações permanentes na área comercial - Foto: Divulgação
Siga a gente no

“Piranhas” e falsos guias pressionam visitantes por compras sem garantia de qualidade nem preço justo de mercadorias.

A prefeitura de Ciudad del Este, no Paraguai, lançou uma campanha para combater a presença de falsos guias, ou dos chamados “piranhas”, que atuam na cidade vizinha, do outro lado da Ponte Internacional da Amizade. O objetivo é evitar que turistas sejam lesados por pessoas com má intenção que agem no centro comercial de importados.

De acordo com a assessoria da municipalidade, as operações contam com 12 agentes formados em artes marciais, funcionários da Defesa do Consumidor e da Polícia Municipal de Trânsito. A iniciativa de controle e monitoramento dos falsos guias é cotidiana, frisou a gestão.

Por meio campanha “Zero Piranhas em CDE”, sustenta a prefeitura, houve redução dos “piranhas” e falsos guias. Essas pessoas fazem “pressões compulsivas para as compras sem garantia de qualidade nem preço justo de mercadorias em alguns pontos comerciais”, explica a administração.

Com a ação, “a diminuição da extorsão e fraude contra turistas é estimada em mais de 90%, segundo as estatísticas que estão a ser recolhidas para a elaboração dos relatórios”, diz Carlos Aquino, assessor da Defesa do Consumidor em Ciudad del Este. A iniciativa também combate atitudes nas ruas para pressionar e induzir os visitantes a utilizarem determinados estacionamentos.

A campanha ainda inclui capacitação e formalização de guias de turismo, que devem operar de forma identificada e com autorização. Os profissionais passam por formação ofertada pela Senatur, órgão de turismo do Paraguai.

“As ações conjuntas visam a resguardar a segurança de turistas e preservar a imagem de Ciudad del Este como referência comercial na região e no mundo”, enfatiza a prefeitura da cidade vizinha.

Gostou do conteúdo? Envie para os seus amigos na rede!

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

-->