Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Paraguai » Comissão libera circulação de ônibus de turismo nas duas pontes entre Brasil e Paraguai

Paraguai

Trânsito Fronteiriço

Comissão libera circulação de ônibus de turismo nas duas pontes entre Brasil e Paraguai

Fluxo será dividido por horários entre a Ponte da Amizade e a Ponte da Integração; medida começará a valer no dia 29

2 min de leitura
Notícias no seu WhatsApp
Comissão libera circulação de ônibus de turismo nas duas pontes entre Brasil e Paraguai
Coletivos poderão circular na Ponte da Amizade durante o dia. Foto: Marcos Labanca/H2Foz
Google News iconSiga-nos no Google News

A comissão mista brasileiro-paraguaia decidiu usar as duas pontes que ligam Brasil e Paraguai para a circulação de ônibus de turismo fretados. Entre as 7h e as 19h, os coletivos poderão cruzar a fronteira pela Ponte da Amizade. Das 19h às 7h, o fluxo será exclusivo na Ponte da Integração.

Leia também: Turismo de Foz reage à decisão que proíbe ônibus na Ponte da Amizade — H2FOZ — Notícias de Foz do Iguaçu

Publicidade

A medida começará a valer no próximo dia 29 de janeiro. Conforme nota emitida nesta quarta-feira, 21, pela Alfândega da Receita Federal (RF), a passagem será permitida para ônibus de turismo fretados cujo destino final não seja Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Presidente Franco.

Os horários e a restrição de circulação não se aplicarão a ônibus de linha com passageiros que circulam entre as duas cidades.

A decisão foi tomada durante reunião realizada nessa terça-feira, 19, em Foz do Iguaçu, com a presença de autoridades dos dois países.  

De acordo com o Ministério de Obras Públicas do Paraguai, em Presidente Franco, os ônibus estão autorizados a ingressar e sair exclusivamente pela Avenida Bernardino Caballero que se conecta com a Ponte da Integração.

Pressão fez data mudar

Inicialmente, a data estabelecida para o início da circulação de ônibus fretados seria 19 de janeiro, exclusivamente pela Ponte da Integração, que liga Foz do Iguaçu e Presidente Franco.

Porém, após uma série de reclamações e uma reação do setor de turismo de Foz do Iguaçu, a determinação foi suspensa até a realização da reunião.  

Na nota, a RF afirma que a avaliação da primeira fase de funcionamento da Ponte da Integração, que atualmente recebe caminhões em lastre (sem carga), foi positiva. Os caminhões estão autorizados a passar pela ponte das 22h às 5h.

Ainda conforme a nota, uma nova reunião da comissão mista será realizada dia 12 de março deste ano para avaliar os impactos dessa segunda fase de abertura da Ponte da Integração. Outro ponto em pauta vai ser a próxima etapa do cronograma de funcionamento da via.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Denise Paro

    Denise Paro é jornalista pela UEL e doutoranda em Integração Contemporânea na América Latina. Atua há mais de duas décadas nas Três Fronteiras e tem experiência em reportagens especias. E-mail: deniseparo@h2foz.com.br

    Deixe um comentário