Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Últimas Notícias » Congresso do Paraguai aprova comissão para investigar espionagem

Paraguai

Congresso do Paraguai aprova comissão para investigar espionagem

Conforme as denúncias, Agência Brasileira de Inteligência (Abin) teria monitorado autoridades paraguaias nas negociações sobre Itaipu.

2 min de leitura
Congresso do Paraguai aprova comissão para investigar espionagem
Congresso do Paraguai terá comissão bicameral para investigar sobre o tema. Foto: Gentileza/Senado do Paraguai
Publicidade

O Senado do Paraguai aprovou, na quarta-feira (9), o pedido de criação de uma comissão conjunta com a Câmara dos Deputados para apurar as denúncias de espionagem contra autoridades do país envolvidas nas negociações sobre a usina de Itaipu.

Leia também:
Paraguai analisa a retomada das negociações com o Brasil sobre Itaipu

Publicidade

O assunto veio à tona após reportagem do portal UOL, no dia 31 de março. De acordo com a publicação, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) teria monitorado autoridades do Paraguai por cerca de nove meses.

O governo federal brasileiro admitiu a situação, apontando que a operação começou em junho de 2022, durante a gestão de Jair Bolsonaro.

Já a interrupção, conforme a versão do Itamaraty, ocorreu em março de 2023, quando da posse do novo diretor da Abin, nomeado por Lula.

Publicidade

À época da espionagem, o Paraguai estava sob o comando do presidente Mario Abdo Benítez, cujo governo não produziu relatórios sobre o tema. Já o atual presidente, Santiago Peña, assumiu o cargo em agosto de 2023, fora do período da ação.

O pedido de instalação de uma comissão partiu dos senadores Basilio Núñez, Natalicio Chase, Juan Carlos Galaverna, Patrick Kemper, Dionisio Amarilla e Zenaida Delgado.

Publicidade

Segundo o regulamento, o colegiado terá duração de 60 dias a partir da data de constituição, prorrogável por outros 60 dias. Autoridades brasileiras, como o embaixador do Brasil no Paraguai, poderão ser chamadas para prestar esclarecimentos.

O trabalho terá como objetivo identificar, entre outros pontos, que tipo de informação eventualmente vazou e se houve prejuízo para o país nas negociações.

Javier Milei no Paraguai

O presidente da Argentina, Javier Milei, fez uma visita de surpresa ao Paraguai na quarta-feira, comunicada apenas horas antes do desembarque.

Javier Milei e Santiago Peña no Palácio de López, sede do governo do Paraguai.
Javier Milei e Santiago Peña no Palácio de López, sede do governo do Paraguai. Foto: Gentileza/Presidência da Argentina

Milei dialogou com Santiago Peña no Palácio de López, sede do governo paraguaio, e deu breves declarações à imprensa.

Mais tarde, em comunicado conjunto, as presidências do Paraguai e da Argentina informaram que a reunião tratou de questões relacionadas à integração econômica e ao Mercosul. A Argentina exerce, atualmente, a presidência semestral do bloco.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.