Paraguai e Brasil estão intensificando a agenda de debates em matéria de cooperação na área do turismo. No início desta semana, autoridades dos dois países discutiram o fortalecimento da relação.
De acordo com o jornal La Nación, o ministro de Turismo do Paraguai, Javier Ramírez, manteve um encontro com o embaixador brasileiro José Antonio Marcondes de Carvalho.
Na pauta da reunião, destaque para o aumento da conectividade aérea entre os dois países. Atualmente, apenas a capital do Paraguai, Assunção, conta com voos comerciais regulares para aeroportos brasileiros.
No caso de Ciudad del Este, por exemplo, quase que a totalidade dos turistas chega ao lado paraguaio de forma indireta, passando antes por Foz do Iguaçu ou Puerto Iguazú.
Leia também:
Paraguai apresenta novo desenho das notas de guarani
Outro ponto que interessa ao Paraguai diz respeito a atrair investidores brasileiros do setor turístico, em segmentos como eventos e reuniões.
Nos últimos anos, o país vizinho está priorizando ramos como o turismo de eventos, com a realização de congressos internacionais em Assunção e Ciudad del Este.
Além disso, o Paraguai tem captado grandes eventos esportivos, como etapas do mundial de rali, jogos sul-americanos e finais de campeonatos de futebol.
Na outra ponta, os turistas procedentes do Paraguai representam parte importante do público estrangeiro para vários destinos brasileiros. Foz do Iguaçu e cidades do litoral catarinense estão entre os locais mais visitados pelos viajantes paraguaios.

