Tomará posse como prefeito de Ciudad del Este, nesta terça-feira (18), o economista Daniel Pereira Mujica (Yo Creo). O início oficial da gestão está marcado para o período da manhã, após cerimônia oficial na Junta (Câmara) Municipal.
Leia também:
Paraguai: confira o resultado da eleição para prefeito em Ciudad del Este
Dani Mujica, como é conhecido, recebeu o diploma de prefeito eleito na noite dessa segunda-feira (17). Ele completará o mandato iniciado, em 2021, pelo aliado Miguel Prieto, destituído do cargo no último mês de agosto (clique aqui para saber mais).
Em seu discurso durante a diplomação, o novo prefeito de Ciudad del Este agradeceu aos partidos e lideranças políticas que compuseram sua base. Afirmou, ademais, que trabalhará por toda a população, sem distinção de preferências políticas.
“Durante a gestão de Miguel Prieto e da interina María Portillo, nós sempre trabalhamos para todos, sem se importar com as cores partidárias”, disse Mujica, cuja campanha para a prefeitura de Ciudad del Este teve apoio direto de Prieto e Portillo.
“Agradeço por todos os apoios recebidos, principalmente do Partido Liberal Radical Autêntico [principal força de oposição no Paraguai]. Além disso, agradeço a todos os colorados que votaram em mim, pois entenderam que o que importa é o vermelho, o branco e o azul da nossa bandeira”, discursou.
Mujica citou Miguel Prieto nominalmente e declarou seu respaldo ao projeto do agora ex-prefeito de Ciudad del Este de lançar-se à Presidência da República em 2028.
“Abraço a ideia e estou comprometido com o projeto para 2028. Acredito que a mudança no Paraguai começou no dia 9 de novembro [data da eleição suplementar para prefeito em Ciudad del Este]”, considerou.
Mandato-tampão em Ciudad del Este
Eleito com mais de 68% dos votos válidos, Dani Mujica governará Ciudad del Este apenas até dezembro de 2026, mas poderá concorrer à reeleição. O calendário eleitoral do Paraguai prevê, para o ano que vem, eleições municipais em todas as cidades do país.
Sobre o movimento Yo Creo
Recentemente reconhecido como partido político, o Yo Creo surgiu como movimento de oposição ao governista Partido Colorado em Ciudad del Este. Na eleição do último dia 9, recebeu o apoio de legendas de centro, direita e esquerda, opositoras ao coloradismo.

