O Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE) do Paraguai confirmou, nessa terça-feira (26), a data da nova eleição municipal em Ciudad del Este.
Leia também:
Vereadora toma posse como prefeita interina de Ciudad del Este
De acordo com a Resolução n.º 81/2025, a votação ocorrerá no dia 9 de novembro, um domingo, com seções abertas das 7h às 17h.
Na semana passada, a Câmara dos Deputados do Paraguai destituiu o prefeito de Ciudad del Este, Miguel Prieto Vallejos. A destituição ocorreu após pedido da Controladoria-Geral da República (CGR), que relatou irregularidades atribuídas à gestão de Prieto.
Pré-candidato à Presidência do Paraguai em 2028, o prefeito destituído atribui a cassação de seu mandato a uma perseguição política. O objetivo, conforme Prieto, seria afastá-lo da vida pública e impedi-lo de liderar candidatura de oposição contra o Partido Colorado.
O cronograma divulgado pelo TSJE nessa terça prevê que os partidos realizarão suas convenções internas no dia 5 de outubro. Em 9 de novembro, haverá a nova votação para prefeito de Ciudad del Este.
Quem vencer a disputa tomará posse no dia 18 de novembro e completará o mandato com duração prevista até dezembro de 2026.
A nova eleição em Ciudad del Este, de acordo com o TSJE, fará uso de cédulas de papel, pois o órgão eleitoral argumenta não haver tempo hábil para preparar as urnas eletrônicas e treinar mesários e fiscais.
Na votação de novembro, o grupo político de Prieto (Yo Creo) pretende apresentar como candidato o economista Daniel Pereira Mujica.
Já o Partido Colorado terá disputa interna pela candidatura em Ciudad del Este, com o ex-governador Roberto González Vaesken despontando como favorito na legenda.