Entre terça (21) e sexta (24), Ciudad del Este sediou eventos como a Reunião Especializada de Ministérios Públicos do Mercosul e a Reunião de Coordenadores de Redes e Grupos de Trabalho da Associação Iberoamericana de Ministérios Públicos.
Em pauta, assuntos como o fortalecimento da cooperação internacional e o compartilhamento de experiências positivas no enfrentamento às atividades ilegais. Emiliano Rolón Fernández, procurador-geral do Paraguai, atuou como anfitrião.
Ao término da reunião entre os representantes dos Ministérios Públicos do Mercosul, por exemplo, os organizadores divulgaram a Declaração de Ciudad del Este.
No documento, os membros do bloco regional reafirmam seu compromisso com o fortalecimento da persecução penal e o ataque às finanças do crime organizado. Para tanto, a cooperação entre os países da região tem caráter fundamental.
Leia também:
Brasileira estudante de Medicina é assassinada no Paraguai
Além disso, as instituições que firmam a Declaração de Ciudad del Este coincidem em promover o uso “eficiente, ágil e oportuno” dos mecanismos de cooperação operacional. Tais mecanismos estarão disponíveis, principalmente, no tocante ao crime organizado.
Os promotores e procuradores reconheceram, além disso, a relevância das regiões de fronteira como espaços prioritários para a implementação de estratégicas integradas.
O debate em Ciudad del Este teve como eixo central discutir as resposas jurídicas frente ao crime organizado transnacional, pois a internacionalização do crime, em maior ou menor grau, afeta a todos os países do continente.

