Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Últimas Notícias » Paraguai: deputados aprovam intervenção da prefeitura de Ciudad del Este

Paraguai

Gestão Miguel Prieto

Paraguai: deputados aprovam intervenção da prefeitura de Ciudad del Este

Com a aprovação, prefeito Miguel Prieto, de oposição, deverá ser afastado do comando da segunda maior cidade do Paraguai.

2 min de leitura
Paraguai: deputados aprovam intervenção da prefeitura de Ciudad del Este
Aprovação na Câmara dos Deputados do Paraguai contou com maioria de votos do Partido Colorado. Foto: Gentileza/Honorable Cámara de Diputados

Os deputados do Paraguai aprovaram, no início da tarde desta quarta-feira (11), pedido de intervenção na gestão da prefeitura de Ciudad del Este. A solicitação partiu da Controladoria-Geral da República (CGR), após denúncias de irregularidades.

Leia também:
Protesto no Paraguai reúne multidão em apoio a prefeito de Ciudad del Este

Publicidade

A aprovação na Câmara dos Deputados contou com os votos dos parlamentares do governista Partido Colorado, que controlam o Legislativo do país.

Já o prefeito de Ciudad del Este, Miguel Prieto, lidera um bloco de oposição e pretende concorrer à presidência do Paraguai em 2028. Com a intervenção, Prieto deverá ficar afastado do cargo enquanto durar o processo.

Antes da sessão que resultou na votação do pedido, parlamentares governistas e opositores debateram sobre os argumentos apresentados pelo controlador-geral, Camilo Benítez.

Publicidade

De acordo com Benítez, há indícios suficientes de irregularidades em licitações promovidas pela prefeitura da segunda maior cidade paraguaia. Além disso, a instituição afirma ter detectado casos de nepotismo em nomeações feitas pelo prefeito.

Por outro lado, Miguel Prieto alega ter apresentado toda a documentação requerida pela CGR do Paraguai e acusa o controlador-geral de atuar com motivações políticas.

Publicidade

Conforme Prieto, sua gestão estaria enfrentando uma espécie de vingança política comandada por dirigentes locais ligados ao Partido Colorado. O prefeito assumiu o cargo em 2018, após a queda da colorada Sandra McLeod de Zacarías.

Resposta de Miguel Prieto

Miguel Prieto convocou, para as 14h desta quarta-feira, uma entrevista coletiva na sede da prefeitura, para detalhar posição contrária à decisão do Congresso do Paraguai.

Em ocasiões anteriores, Prieto reforçou o caráter político das denúncias e chegou a comparar o caso com o do ex-presidente Fernando Lugo, destituído em 2012.

De acordo com a legislação do Paraguai, cabe ao Congresso Nacional do país analisar os pedidos de intervenções em órgãos subnacionais como prefeituras.

O prefeito de Ciudad del Este lidera o movimento político Yo Creo, de oposição ao Partido Colorado. Para as eleições de 2028, Prieto trabalha com vistas a angariar apoios e a viabilizar seu nome como presidenciável.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.