Ciudad del Este foi palco, na manhã desse domingo (25), de uma grande manifestação em apoio ao prefeito da cidade, Miguel Prieto. No último dia 16, a Controladoria-Geral da República (CGR) do Paraguai apresentou pedido de intervenção da prefeitura local.
Leia também:
Prefeito de CDE refuta pedido de intervenção no município
A convocação do ato desse domingo partiu de apoiadores do prefeito e representantes de movimentos de oposição ao Partido Colorado, do presidente Santiago Peña.

Conforme o roteiro, após mobilização inicial nas imediações do antigo km 10 da Rodovia PY02, os manifestantes fizeram uma carreata até a área central de Ciudad del Este.
Na etapa seguinte, Prieto e aliados discursaram em um palanque montado na Rotonda Oasis, rotatória localizada a cerca de um quilômetro da Ponte da Amizade.
“Aqui há uma batalha entre o bem e o mal. Nós escolhemos o lado do bem. O outro quer nos destruir”, afirmou o prefeito de Ciudad del Este, culpabilizando o grupo liderado pelo ex-prefeito e atual senador colorado Javier Zacarías Irún.
Já o presidente do Paraguai, Santiago Peña, e o vice-presidente, Pedro Alliana (virtual adversário de Prieto na disputa presidencial de 2028), também foram responsabilizados.
“Com o povo não se brinca. Nunca vamos retroceder. Senhor presidente, deixe de perseguir o povo. Se vocês querem guerra, terão guerra”, vociferou Prieto.
Denúncias contra o prefeito de Ciudad del Este
De acordo com Prieto, setores ligados ao Partido Colorado promovem uma perseguição judicial contra sua gestão.
Desde que assumiu o cargo, em 2019, no lugar de Sandra McLeod (esposa de Javier Zacarías Irún), o prefeito já foi alvo de 49 processos judiciais. As ações versam principalmente sobre suspeitas de irregularidades em convênios e contratações.
O pedido apresentado pela CGR do Paraguai, no último dia 16, requer a intervenção na gestão da prefeitura de Ciudad del Este.
O prefeito, que refuta o teor das denúncias, disse ver motivação política no ato, como forma de afastá-lo da futura corrida presidencial. De acordo com o mapa político do Paraguai, Prieto lidera o movimento independente Yo Creo, de oposição ao Partido Colorado.