Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Paraguai » Paraguai está entre os destinos turísticos mais seguros da América do Sul

Paraguai

Lista dos EUA

Paraguai está entre os destinos turísticos mais seguros da América do Sul

Lista elaborada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos coloca o país vizinho no Nível 1 de segurança, em escala que vai de 1 a 4.

2 min de leitura
Paraguai está entre os destinos turísticos mais seguros da América do Sul
Para os Estados Unidos, Paraguai é um país considerado seguro para viagens internacionais. Foto: Gentileza/Senatur Paraguai

O Departamento de Estado dos Estados Unidos atualizou, nesta semana, a lista de destinos internacionais considerados seguros para os viajantes do país. O relatório traz uma escala de 1 a 4, com o Nível 1 figurando como totalmente recomendável.

Leia também:
Paraguai e EUA firmam acordo sobre imigrantes irregulares

Publicidade

Conforme a edição 2025 do documento, há sete destinos considerados seguros na América Latina para viajantes dos Estados Unidos. Tais locais recebem a classificação de Nível 1, com o turista devendo adotar apenas “precauções normais”.

A lista está composta por quatro países (Argentina, El Salvador, Paraguai e Suriname), dois estados mexicanos (Campeche e Yucatán) e um território francês (Guiana Francesa).

Além disso, há uma série de ilhas consideradas seguras, como as Malvinas (pertencentes ao Reino Unido, mas reivindicadas pela Argentina) e destinos no Caribe. Para o governo dos Estados Unidos, viajantes não terão inconvenientes nesses locais.

Já o Brasil está no Nível 2, com recomendação de “maior precaução”. Ademais do Brasil, estão na mesma lista locais tradicionalmente seguros do continente, como Chile, Uruguai e Costa Rica.

O próprio Paraguai aparece no relatório dos Estados Unidos com algumas partes do país no Nível 2. É o caso, por exemplo, dos departamentos (estados) de Alto Paraná, Amambay e Canindeyú, todos na fronteira com o Brasil, por “focos de alta criminalidade”.

Níveis 3 e 4

No Nível 3, no qual os Estados Unidos pedem que seus cidadãos reconsiderem viagens, por “sérios riscos à segurança”, estão Guatemala, Honduras, Colômbia e Nicarágua.

Já no Nível 4, com “alto risco para a vida”, aparecem Venezuela e Haiti, bem como partes da Colômbia e do México.

Nesses casos, o Departamento de Estado recomenda não viajar e alerta sobre a baixa capacidade de assistência aos cidadãos dos Estados Unidos em situações de emergência.

A atualização das classificações para os países de níveis 3 e 4 acontece a cada seis meses, enquanto as de níveis 1 e 2 são anuais. Para ver a lista completa, em publicação do canal CNN En Español, clique aqui.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.