Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Paraguai » Em 15 dias, mais de 400 mil veículos cruzaram a Ponte da Amizade em direção ao Paraguai

Paraguai

Trânsito na fronteira

Em 15 dias, mais de 400 mil veículos cruzaram a Ponte da Amizade em direção ao Paraguai

Expectativa é de que, no próximo ano, trânsito fique mais aliviado com a opção de passagem pela Ponte da Integração

3 min de leitura
Em 15 dias, mais de 400 mil veículos cruzaram a Ponte da Amizade em direção ao Paraguai
Fila no acesso à Ponte da Amizade em Foz do Iguaçu, perímetro urbano da BR-277. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ (Arquivo)
Google News iconSiga-nos no Google News

O final do ano está movimentado na fronteira Brasil–Paraguai. Estimativas da Alfândega da Receita Federal (RF) indicam que, entre 8 de dezembro e a manhã desta segunda-feira, 22, um total de 412.673 veículos cruzou a Ponte da Amizade em direção a Ciudad del Este.

Leia também: Veja a passagem do primeiro caminhão pela Ponte da Integração

Publicidade

Foram 204.091 carros, 200.877 motos, 4.748 caminhões e 2.957 ônibus. Conforme as estatísticas, em média, ao dia, cerca de 27 mil veículos saíram do Brasil em direção ao Paraguai.

O número de pedestres está igualmente expressivo. No mesmo período, equivalente a 15 dias, 251.700 pessoas passaram pela Ponte da Amizade a pé para chegar a Ciudad del Este. O dia mais movimento foi sábado, 20, quando 28 mil pedestres seguiram em direção ao Paraguai e 14.822 saíram. 

Para efeitos de comparação, em 13 de novembro, 13.836 pessoas deixaram o Brasil, e 8.783 entraram. Nesse dia, não havia promoções ou qualquer evento diferente em Ciudad del Este.

Compras aumentam fluxo

O fluxo aumenta nesta época do ano em razão das compras de Natal e da chegada de turistas em Foz do Iguaçu. Pelos preços praticados e a variedade de produtos, o comércio de importados do Paraguai acaba sendo um atrativo à parte para quem visita a fronteira.

No caminho inverso, ou seja, em direção ao Brasil, o movimento de veículos foi maior, correspondendo a 485.113. A diferença, no entanto, se deve ao número de caminhões em direção a Foz do Iguaçu, cujo total chegou a 17.267.

Com o fluxo lento, muita gente evita a Ponte da Amizade neste período devido às filas. Até mesmo no domingo, dia comumente mais tranquilo, o trânsito tem ficado intenso.

Moradora de Foz do Iguaçu, Cláudia Rúbio conta que estava no Paraguai e demorou 50 minutos para cruzar a Ponte da Amizade no final da tarde de domingo, 21. 

A expectativa tanto de comerciantes como de moradores é de que o fluxo na Ponte da Amizade seja aliviado com a entrada em atividade da Ponte da Integração. Inaugurada no dia 19 de dezembro, a via foi aberta para passagem de caminhões vazios no sábado, 20.

Segundo a RF, no primeiro dia, 200 caminhões circularam pela Ponte da Integração, dos quais 82 saíram do Brasil e 188 entraram. No domingo, 21, um total de 51 saíram do país e 42 entraram.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Denise Paro

    Denise Paro é jornalista pela UEL e doutoranda em Integração Contemporânea na América Latina. Atua há mais de duas décadas nas Três Fronteiras e tem experiência em reportagens especias. E-mail: deniseparo@h2foz.com.br

    Deixe um comentário