Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Paraguai » Empresário brasileiro anuncia construção de fábrica no Paraguai

Paraguai

Economia regional

Empresário brasileiro anuncia construção de fábrica no Paraguai

Investimento está previsto em cerca de US$ 9 milhões, com perspectiva de abertura no segundo semestre de 2026.

2 min de leitura
Empresário brasileiro anuncia construção de fábrica no Paraguai
Empresário participou de reunião na sede do Ministério da Indústria e Comércio do Paraguai. Foto: Gentileza/MIC

O Ministério da Indústria e Comércio (MIC) do Paraguai anunciou, nesta quarta-feira (17), que um empresário brasileiro investirá US$ 9 milhões na abertura de uma fábrica para produzir embalagens e pallets em território paraguaio.

Leia também:
Cellshop expande atuação e abre megaloja em Pedro Juan Caballero

Publicidade

A informação repassada à imprensa não cita o local exato do empreendimento, que tem funcionamento estimado para o segundo semestre de 2026.

Entretanto, a maior parte dos investimentos industriais de grupos brasileiros no Paraguai costuma ocorrer na Região Leste do país. A escolha decorre da proximidade da fronteira com o Brasil e das facilidades logísticas para o escoamento da produção.

De acordo com o MIC, a decisão de abrir uma fábrica no Paraguai foi confirmada pelo brasileiro Romano Diel, diretor-executivo da empresa Efisa. Em declarações reproduzidas pela agência pública IP, Diel citou as vantagens competitivas do país.

“A carga tributária, a proximidade do Estado, a oferta da eletricidade mais barata da América do Sul e leis que favorecem o comércio internacional e os custos de produção, bem como a predisposição das autoridades”, apontou.

“Sentimos que temos muito apoio. Por exemplo, aqui no MIC, fomos recebidos por dois vice-ministros”, complementou o empresário.

A empresa já atua no Paraguai desde 2012, no setor de plantações florestais e processamento de madeira.

A futura fábrica da Efisa trabalhará com matérias-primas locais e itens importados. A empresa tem, contudo, intenção de incorporar cada vez mais produtos locais, de forma a garantir o selo de procedência nacional.

Para saber mais sobre a companhia, clique aqui.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.