O Ministério da Indústria e Comércio (MIC) do Paraguai anunciou, nesta quarta-feira (17), que um empresário brasileiro investirá US$ 9 milhões na abertura de uma fábrica para produzir embalagens e pallets em território paraguaio.
Leia também:
Cellshop expande atuação e abre megaloja em Pedro Juan Caballero
A informação repassada à imprensa não cita o local exato do empreendimento, que tem funcionamento estimado para o segundo semestre de 2026.
Entretanto, a maior parte dos investimentos industriais de grupos brasileiros no Paraguai costuma ocorrer na Região Leste do país. A escolha decorre da proximidade da fronteira com o Brasil e das facilidades logísticas para o escoamento da produção.
De acordo com o MIC, a decisão de abrir uma fábrica no Paraguai foi confirmada pelo brasileiro Romano Diel, diretor-executivo da empresa Efisa. Em declarações reproduzidas pela agência pública IP, Diel citou as vantagens competitivas do país.
“A carga tributária, a proximidade do Estado, a oferta da eletricidade mais barata da América do Sul e leis que favorecem o comércio internacional e os custos de produção, bem como a predisposição das autoridades”, apontou.
“Sentimos que temos muito apoio. Por exemplo, aqui no MIC, fomos recebidos por dois vice-ministros”, complementou o empresário.
A empresa já atua no Paraguai desde 2012, no setor de plantações florestais e processamento de madeira.
A futura fábrica da Efisa trabalhará com matérias-primas locais e itens importados. A empresa tem, contudo, intenção de incorporar cada vez mais produtos locais, de forma a garantir o selo de procedência nacional.
Para saber mais sobre a companhia, clique aqui.


Certamente esse empresário brasileiro está investindo no Paraguai por questões dos impostos e ajudar na exportação. O governo americano está se dando mal, com empresários, artistas, judiciário etc. Tudo contra o Trump
Esse é o plano do governo do pt, falir o país e ter um bando de despregados miseráveis pra manter esses estrumes no poder, depois de falir o país e a metade da população ir embora, vão vender as riquezas e viver como os ditadores da Coreia do Norte, que vivem na ostentação enquanto o povo morre de fome, parabéns ao Paraguai que pensa em crescer cada vez mais e ver sua população elevar o nível de vida! Em relação ao Brasil, infelizmente temos um câncer chamado comunismo que já tomou conta de quase todos os órgãos brasileiro, desde a justiça , forças armadas, e por aí vai, só quero ver quando acabar o dinheiro o que vão fazer?
Brasil tem tudo para se tornar uma grande potência mas, e sim pensamento tacanho desse nosso presidente, aumentando impostos inviabilizando investimentos leva nossos empresários a procurar outros mercados
Ele recebeu incentivo para não investir no Brasil , pois empresários aqui são tratados como bandidos explorador dos pobres.
Centenas de empresas estão se mudando para o Paraguai…
Lá a burocracia para empresas não chega a 10% do que temos no Brasil.
E impostos é somente 10%, não importa a empresa.
Para morar lá também é muito melhor que o Brasil, não tem 1/10 da violência do Brasil e o custo de vida é extremamente menor.
Muitas empresas,não conseguem abaixar seus custos,e vão ficando atrás nas vendas de seus produtos,e cada vez a taxa tributária cresce,não tem alternativas.
Brasil tem o custo PT.
precisamos acabar com esses 10anos de extrema direita e esquerda!enterrar de vez Lula e Bolsonaro elegendo Ciro Gomes!
morei nove anos no Paraguai muito bom de viver porque saí de lá burise abri uma empresa nó Brazil chega fim dó meus governo imposto ganha mais que a impresa bem que minha esposa falou vomo abrir aqui no Paraguai nossa fábrica não quis agora e tarde tô com 62 anos melhor para poraqui não deixa seus filhos borra escravo do sistema mandin pra forra
criticos sem nocao…o brasil ta com falta de mao de obra…eu procuro gente pra minha fabrica e so aparece paraguaios. venezuelano cubanos…pago acima da media e nada de brasileiros….entao o negocio e abrir fabrica no estraneiro mesmo….agradeco ao Lula. toda minha producao vendida…so nao vende mais pir falta de mao de obra..agora esse vendidos so sabem criticar..duvido quectenha um que tenha empresa…ai so tem extremista de direita e pastores vagabundos acostumados a sugar os trouxas…vao trabalharr vGabundos
principalmente a família bolsonaro .São as primeiras contra o Brasil.
Meu Avô, na metade da decada de 70 do século passado, me disse numa conversa, que eu era novo e que este país, tinha tudo para ser grande só dependeria dos homens (políticos) deixarem, parece que não deixaram.
Brasil virou piada deboche comunismo terra sem lei para quem é direito roubos falcatruas na política ministros corruptos que não respeitam a constituição um câncer no governo o mais profundo desânimo.
não sei o que vai ser de nós , classe média não vai existir mais tamos rolando buraco abaixo.
pais do imposto e juros maior do mundo
tudo em prol dos banqueiros e do governo curupto um verdadeiro câncer
Críticos de grandes orelhas, experimentem ler e actualizarse de vez em quando e vez de vivir nesse seu mundo mediocre bolsonarista contra PT como se um fosse melhor que o outro, foi pro xadrez tambem, pra informacão de vcs a leí de Maquila ja existe no Paraguai a muitos anos e beneficia a toda industria que queira instalarse aqui com redução de quase 100% dos impostos, muito incentivo e agilidade nos tramites de documentacao.
fechei minha fabrica com 28 funcionários.
trabalho na hora que quero.
acabei com meus maiores sócios e ladrões que era o governo e a companhia de eletricidade.
vivo de corretagem e comissões e não me encomodo com mais com gente.
A direita está desesperada tudo vale para inventar crise onde não existe.Pais está crescendo o PIB 3% ao ano,inflação controlada,desemprego baixo 5,6% e isso apesar dos ” patriotas ” fazerem de tudo para atrapalhar ,ate arrumaram oTrump pra ajudá-los.Sáo traidores da Pátria. Agora sobre o empresário com certeza foi uma decisão de mercado
o Brasil está vivendo a muito tempo,uma falta de visão,na administração,sem nenhuma melhoria,isto que temos tecnologia para facilitar tudo que é nescessário nos controles do setor público.
os políticos são os principais culpados deste marasmo nas decisões, só se preucupam com fazer leis que favoreçam a eles nesmo e a seus comparsas.
vejam o que está em discussão no congresso.
o que é importante para o pais fica parado e o que é para seus interesses, anda ligeiro.
não falei de partido,pois são todos iguais.
Melhor local hoje para abrir uma enresa grande e verificar um país com benefícios fiscal e verificar aonde vai passar a ferrovia chinesa que vai sair do Porto do Peru é para Brasil