O Ministério da Indústria e Comércio (MIC) do Paraguai anunciou, nesta quarta-feira (17), que um empresário brasileiro investirá US$ 9 milhões na abertura de uma fábrica para produzir embalagens e pallets em território paraguaio.
Leia também:
Cellshop expande atuação e abre megaloja em Pedro Juan Caballero
A informação repassada à imprensa não cita o local exato do empreendimento, que tem funcionamento estimado para o segundo semestre de 2026.
Entretanto, a maior parte dos investimentos industriais de grupos brasileiros no Paraguai costuma ocorrer na Região Leste do país. A escolha decorre da proximidade da fronteira com o Brasil e das facilidades logísticas para o escoamento da produção.
De acordo com o MIC, a decisão de abrir uma fábrica no Paraguai foi confirmada pelo brasileiro Romano Diel, diretor-executivo da empresa Efisa. Em declarações reproduzidas pela agência pública IP, Diel citou as vantagens competitivas do país.
“A carga tributária, a proximidade do Estado, a oferta da eletricidade mais barata da América do Sul e leis que favorecem o comércio internacional e os custos de produção, bem como a predisposição das autoridades”, apontou.
“Sentimos que temos muito apoio. Por exemplo, aqui no MIC, fomos recebidos por dois vice-ministros”, complementou o empresário.
A empresa já atua no Paraguai desde 2012, no setor de plantações florestais e processamento de madeira.
A futura fábrica da Efisa trabalhará com matérias-primas locais e itens importados. A empresa tem, contudo, intenção de incorporar cada vez mais produtos locais, de forma a garantir o selo de procedência nacional.
Para saber mais sobre a companhia, clique aqui.

