A espera finalmente acabou. Na manhã desta quinta-feira (28), os motores rugiram para a primeira volta do Rali do Paraguai. Inédita, a prova integra o Campeonato Mundial de Rali, organizado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
Leia também:
Paraguai terá etapa do Mundial de Rali a partir de 2025
O chamado shakedown, com percurso de 4,9 quilômetros pela zona rural de Trinidad, no Sul do país, atraiu grande público para as curvas e colinas do sinuoso traçado.
Por outro lado, as disputas principais acontecerão entre sexta (29) e domingo (31), atravessando cenários diversos na região de Encarnación, principal cidade do Sul do Paraguai.
Conforme a organização, o país espera receber, até domingo, cerca de 250 mil visitantes, oriundos de países da América do Sul e de outros continentes. No shakedown desta quinta, por exemplo, havia bandeiras do Brasil em meio ao público presente para a saída dos carros.
Em publicação nas redes sociais, Santiago Peña, presidente do Paraguai, afirmou que a etapa do mundial atesta a capacidade do país para sediar grandes eventos.
A premiação dos vencedores do Rali do Paraguai ocorrerá no início da tarde de domingo, em um local altamente simbólico: as ruínas da Missão Jesuítica de Trinidad. Já o troféu está inspirado na terra vermelha do país, fazendo alusões ao trabalho com a terra, bem como ao artesanato local.
Programação — Rali do Paraguai:
Sexta-feira (29): etapas em Cambyretá, Nueva Alborada, Yerbatera e Autódromo. Pela manhã, corridas a partir das 8h. À tarde, das 13h20 em diante.
Sábado (30): etapas em Carmen del Paraná, Artigas, Cantera e Autódromo. Pela manhã, a partir das 8h. À tarde, das 14h em diante.
Domingo (31): etapas finais em Bella Vista e Trinidad, a partir das 8h30. Pódio do Rali do Paraguai na Missão Jesuítica de Trinidad às 13h30.
Transmissões ao vivo e resumos: https://www.rally.tv/.
Site oficial do Rali do Paraguai: https://www.wrc.com/en/events/wrc-rally-del-paraguay-2025

