O governo do Paraguai divulgou, nesta semana, o cronograma de abertura parcial da Ponte da Integração, definido em conjunto com as autoridades brasileiras.
Leia também:
DNIT determina o fechamento da Perimetral Leste em Foz ao Governo do Paraná
De acordo com o documento elaborado pela Comissão Mista Paraguai–Brasil, a primeira etapa, com pelo menos 30 dias de duração, prevê apenas a passagem de caminhões vazios (em lastre).
No momento inicial, o tráfego de tais caminhões pela Ponte da Integração ocorreria somente entre as 19h e as 7h diariamente.
Passados 30 dias, haverá avaliação técnica para definir a segunda etapa de abertura, com autorização para a passagem de ônibus de turismo no mesmo horário.
Para março de 2026, por sua vez, está pré-agendada uma reunião da comissão bilateral para debater as etapas seguintes do trânsito na Ponte da Integração.
A liberação completa da via deverá ocorrer, a princípio, só no final de 2026 ou início de 2027, com a finalização do Corredor Metropolitano del Este, no Paraguai, e a operacionalização do novo Porto Seco de Foz do Iguaçu.
Inauguração da Ponte da Integração
No sábado (20), os presidentes Lula e Santiago Peña estarão em Foz do Iguaçu para participar da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Países Associados.
A agenda ainda está em processo de definição, mas Lula e Peña deverão aproveitar a presença na fronteira para inaugurar a Ponte da Integração. O ato simbólico está programado para ocorrer na véspera ou logo após o encerramento da cúpula.


Deixe um comentário