H2FOZ

Paraguai

Início » Paraguai » Ex-presidente do Paraguai viajou em avião ligado a Vorcaro

Paraguai

Aeronave de luxo

Ex-presidente do Paraguai viajou em avião ligado a Vorcaro

Registros difundidos pela imprensa do Paraguai indicam que Horacio Cartes viajou para os EUA no avião trazido ao Brasil no fim de semana.

2 min de leitura
Ex-presidente do Paraguai viajou em avião ligado a Vorcaro
Senad do Paraguai e Polícia Federal do Brasil no procedimento de localização da aeronave. Foto: Gentileza/Senad

Localizado no Paraguai e trazido para o Brasil no último domingo (16), o avião Gulfstream G550 GV-SP ligado ao ex-banqueiro Daniel Vorcaro está entre os assuntos mais comentados do noticiário no país vizinho.

Registros divulgados pelo jornal Última Hora, por exemplo, indicam que, no período em que permaneceu no Paraguai, a aeronave foi usada pelo ex-presidente Horacio Cartes.

Considerado um dos homens mais ricos da América do Sul, Cartes governou o Paraguai entre os anos de 2013 e 2018. Atualmente, preside o Partido Colorado, agremiação política mais poderosa do país.

Dados fornecidos pela Direção Nacional de Aeronáutica Civil (Dinac) confirmam que o ex-presidente embarcou na aeronave no dia 17 de julho. Cartes e familiares tinham como destino os Estados Unidos, para assistir à final da Copa do Mundo 2026.

Leia também:
Avião particular ligado a Daniel Vorcaro localizado no Paraguai

Nelson Mendoza, presidente da Dinac, ressaltou que “o avião está com 100% da documentação em dia, com seguro, e a tripulação está 100%”. Assim, operava normalmente no Paraguai, a serviço de uma empresa de táxi-aéreo.

Pertencente à companhia Viking, gestora do patrimônio de Vorcaro, a aeronave, com matrícula PR-PSE, está avaliada em mais de R$ 120 milhões.

No Paraguai, permaneceu por cerca de 45 dias, utilizando como base um hangar no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, região metropolitana de Assunção.

A respeito do uso por Cartes, o advogado Pedro Ovelar negou qualquer tipo de irregularidade por parte de seu cliente. Desmentiu, ademais, supostos rumores acerca da participação societária na aeronave.


Já Miguel Martínez, deputado da bancada de oposição ao Partido Colorado no Congresso Nacional do Paraguai, protocolou pedido de informação oficial sobre o avião. A Dinac tem prazo legal de 15 dias para enviar ao Poder Legislativo a documentação requerida.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    [cf7sr-recaptcha]

    Você lê o H2 diariamente?
    A partir de R$5,00 por mês. Cancele quando quiser.
    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    Deixe um comentário