Autoridades do Paraguai desarticularam, nessa quarta-feira (11), um esquema de falsificação de placas e documentação de veículos na fronteira.
Leia também:
Paraguai intercepta avião boliviano a tiros — assista ao vídeo
A investigação teve início após a recuperação de um carro roubado no Brasil, mas que já estava com placa e documentação paraguaia aparentemente autênticas.
Agentes do Ministério Público e da Polícia Nacional do Paraguai descobriram, na região de Ciudad del Este, um local especializado na produção dos documentos adulterados.
A empresa, que trabalhava, oficialmente, com impressões, está localizada no km 9 Monday, na capital do Alto Paraná.
Após expedição de mandado de busca pelo Poder Judiciário do Paraguai, os agentes foram ao local e confirmaram a existência das irregularidades.
No imóvel, promotores e policiais encontraram grande quantidade de evidências, como placas em processo de produção, documentos adulterados de veículos e falsificações de selos e outros elementos usados para atestar a suposta legitimidade.
De acordo com Luis Fernando Escobar, representante do Ministério Público do Paraguai, quadrilhas estariam utilizando a estrutura para “esquentar” automóveis com origem ilícita.
O procedimento não resultou em prisões, porém Escobar antecipou que, diante das evidências coletadas, uma nova investigação será aberta.
O Ministério Público do Paraguai pretende indiciar os envolvidos por crimes como produção de documentos não autênticos, manipulação de elementos gráficos, associação criminosa e outros delitos relacionados.

