Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Últimas Notícias » Paraguai: penitenciária de Ciudad del Este será fechada até junho

Paraguai

Paraguai: penitenciária de Ciudad del Este será fechada até junho

Informação foi anunciada pelo Ministério da Justiça do país; presos serão transferidos para outra cadeia da região.

2 min de leitura
Paraguai: penitenciária de Ciudad del Este será fechada até junho
Penitenciária fica em uma área densamente povoada da segunda maior cidade do Paraguai. Foto: Gentileza/Suprema Corte de Justiça (Arquivo)

Superlotada e com infraestrutura precária, a Penitenciária Regional de Ciudad del Este será definitivamente fechada até junho de 2025 no Paraguai.

Leia também:
Curto-circuito provoca incêndio em penitenciária no Paraguai

Publicidade

Foi o que revelou, em declarações à imprensa, o ministro da Justiça do país, Rodrigo Nicora Villamayor. De acordo com Nicora, entre maio e junho, haverá a transferência dos presos paraguaios e estrangeiros para outra cadeia da região.

Publicidade

“É uma penitenciária que já está em estado de colapso há muito tempo. Agora chegamos a um ponto sem retorno”, afirmou o ministro, citado pelo jornal La Nación.

O destino da maior parte dos detentos será o presídio construído na cidade vizinha de Minga Guazú, considerado um dos mais modernos do Paraguai.

Publicidade

“O Centro de Reinserção Social de Minga Guazú está concebido para que a Penitenciária Regional de Ciudad del Este deixe de existir em algum momento”, confirmou Nicora.

Enquanto isso, outras unidades de reclusão estão passando por reformas ou ampliação no Paraguai, com previsão de um total de 3,6 mil novas vagas.

Publicidade

Histórico conturbado

A Penitenciária Regional de Ciudad del Este está localizada em uma área densamente povoada, no bairro Boquerón. Nas imediações, ficam diversas instituições de ensino, bem como importantes estabelecimentos comerciais.

Os episódios recentes na cadeia da segunda maior cidade do Paraguai incluem a morte de um preso, esfaqueado por outro interno no último sábado (18), e um incêndio que destruiu parcialmente um dos pavilhões.

Outra fragilidade da atual penitenciária de Ciudad del Este é a localização muito próxima a rotas de fuga, a apenas dois quilômetros da barranca do Rio Paraná.

Já o Centro de Reinserção Social de Minga Guazú, além de mais bem equipado, fica a cerca de 20 quilômetros da fronteira entre Brasil e Paraguai.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.