Na próxima segunda (29), o Paraguai celebrará o feriado nacional que recorda a vitória do país na Batalha de Boquerón, contra a Bolívia, em 1932.
Leia também:
Veja a lista de feriados de 2025 no Paraguai e na Argentina
Por cair em uma segunda-feira, a data patriótica proporcionará, aos moradores do país, um fim de semana prolongado, com três dias para descansar ou fazer turismo.
Ciudad del Este está entre os destinos mais procurados do Paraguai, com expectativa de bom movimento de hóspedes paraguaios na rede hoteleira local.
O aumento da demanda no país vizinho deverá beneficiar, ademais, o turismo de Foz do Iguaçu, com visitas aos atrativos do lado brasileiro da fronteira.
De acordo com a Secretaria Nacional de Turismo (Senatur) do Paraguai, a lista de destinos em alta inclui a região de Encarnación, no Sul do país, e locais que promovem o turismo rural em um raio de até 150 quilômetros da capital, Assunção.
Em Ciudad del Este, o comércio de importados funcionará normalmente no fim de semana (sábado e domingo). Na segunda-feira, contudo, espere encontrar vários estabelecimentos fechados nos arredores da Ponte da Amizade.
Sobre o feriado nacional no Paraguai
Travada entre os dias 9 e 29 de setembro de 1932, a Batalha de Boquerón passou para a história como o primeiro confronto direto da Guerra do Chaco.
Na guerra em questão, ocorrida entre os anos de 1932 e 1935, Paraguai e Bolívia disputaram as vastas e pouco povoadas terras do Chaco.
A batalha aconteceu nos arredores do Fortín Boquerón, fortificação no atual extremo norte do território paraguaio. Conforme os registros, pelo menos três mil soldados (mil bolivianos e dois mil paraguaios) morreram durante o enfrentamento.
Para saber mais sobre a Batalha de Boquerón (em espanhol), clique aqui.