Na próxima segunda-feira (8), os moradores do Paraguai e da Argentina estarão de folga de suas atividades habituais. Em ambos os países, o dia 8 de dezembro integra o calendário anual de feriados nacionais.
Leia também:
Previsão do tempo para o fim de semana de abertura do Natal em Foz do Iguaçu
Na Argentina, a celebração homenageia a Imaculada Conceição de Maria, com grandes festividades em locais como Luján, na província de Buenos Aires. Na cidade, fica o santuário da Virgen de Luján, padroeira dos católicos do país.
No Paraguai, as atenções na manhã de 8 de dezembro estarão voltadas para a cidade de Caacupé, considerada a capital religiosa do país.
Todos os anos, os paraguaios celebram, na data, a festa da padroeira nacional Nossa Senhora de Caacupé. As atividades incluem romarias, missas campais com a presença de autoridades e agradecimentos às graças obtidas.
Neste ano, como o dia 8 de dezembro cai em uma segunda-feira, muitos moradores do Paraguai e da Argentina aproveitarão o fim de semana para viajar.
Assim, há expectativa de grande movimento turístico na região trinacional já neste sábado (6), com fluxo acima da média nas pontes da fronteira.
Feriado de Natal no Paraguai
Nessa sexta-feira (5), o presidente do Paraguai, Santiago Peña, assinou decreto que declara o dia 26 de dezembro feriado nacional no país.
A declaração, válida somente para este ano, tem como objetivo dar um dia a mais para que os cidadãos viajem para visitar familiares ou façam turismo, movimentando a economia.
Seguindo a mesma lógica, o Senado do Paraguai reivindicou, ademais, que o presidente decrete o dia 2 de janeiro de 2026 feriado. Até o momento, porém, Santiago Peña ainda não sinalizou a respeito.

