Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Paraguai » Ter filhos no Paraguai? Saiba a lista com os nomes proibidos

Paraguai

Criatividade dos pais

Ter filhos no Paraguai? Saiba a lista com os nomes proibidos

Direção Geral de Registro Civil do Paraguai irá regulamentar os nomes permitidos para as crianças nascidas no país.

2 min de leitura
Ter filhos no Paraguai? Saiba a lista com os nomes proibidos
Registro Civil do Paraguai publicará, nos próximos dias, orientações unificadas aos escrivães. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ
Google News iconSiga-nos no Google News

A Direção Geral de Registro Civil do Paraguai informou, nessa quarta-feira (7), que irá regulamentar os nomes permitidos para as crianças nascidas no país.

Leia também:
Moeda do Paraguai registra maior valorização da América Latina em 2025

Publicidade

A ação, cuja primeira etapa consiste em uma campanha de conscientização aos progenitores, tem como objetivo evitar nomes vexatórios.

De acordo com Maximiliano Ayala, chefe do Registro Civil, há inúmeros casos de cidadãos paraguaios que sofrem bullying ao longo da vida devido às escolhas dos pais.

“Estamos trabalhando para que os pais inscrevam seus filhos com nomes adequados à lei que diz que nomes ridículos, que possam confundir sexo, ou pessoas com três nomes, não estão permitidos”, explicou Ayala, citado pelo jornal Última Hora.

Para ilustrar, o jornal trouxe uma lista de nomes de “gosto duvidoso” registrados nos últimos anos no Paraguai, como Gloria Sádica, Pilincho, Locura e Sandalia.

A lista prossegue com Lluvia de Oro, Dámela, Eliana Cabeza, Olimpia Campeón e Sargento Segundo, bem como Caramelo, Gallo, Tutelar, Gohan e Guarania.

“Ontem [6], por exemplo, estava de aniversário Melchor Gaspar Baltasar”, citou Ayala, em referência a um cidadão paraguaio que homenageia os Reis Magos.

Por outro lado, o chefe do Registro Civil do Paraguai destacou que alguns nomes pouco usuais não estão proibidos. Bendición Divina e Santa Primitiva, embora curiosos, não violam as regras existentes no país.

“Nos próximos dias, divulgaremos um regulamento com as orientações que repassamos aos escrivães em todo o Paraguai para unificação dos critérios”, informou.

Para ler a matéria do Última Hora, em espanhol, clique aqui.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    Deixe um comentário