A hotelaria do Paraguai está vivendo um momento de expansão dos empreendimentos e aumento na contratação de pessoal. É o que aponta a Associação Industrial Hoteleira do Paraguai (AIHPY), entidade que reúne empresas do setor em todo o país.
Leia também:
Etapa do Mundial de Rali no Paraguai – saiba como assistir
Em declarações reproduzidas pelo jornal La Nación, Josefina Otero, vice-presidente da instituição, destacou o crescimento do turismo internacional.
“A afluência de turistas internacionais no Paraguai gerou um efeito multiplicador na gastronomia, transporte, eventos e comércio. Os hotéis tiveram de reforçar equipes de recepção, zeladoria e alimentos e bebidas”, indicou.
Somente no primeiro semestre de 2025, o Paraguai registrou um acréscimo de 53% no total de visitantes estrangeiros. O número está ligado, entre outros fatores, à realização de grandes eventos internacionais no país.
Para o segundo semestre, a tendência é igualmente positiva. Nesta semana, por exemplo, o país está sediando uma etapa do Mundial de Rali. Durante grande parte do mês de agosto, o Pan-Americano Júnior movimentou a hotelaria de Assunção.
De acordo com Josefina Otero, a circulação de visitantes internacionais não se restringe à capital ou às cidades situadas nas fronteiras com Brasil e Argentina.
“O mapa é amplo e vai do Chaco até o Sul e o Alto Paraná. Além disso, há a reconversão e modernização de estabelecimentos em Assunção e cidades vizinhas. O Paraguai, hoje, precisa diversificar sua oferta. Há espaço para inovar e atrair investimentos em destinos emergentes”, apontou.
Para que o crescimento ocorra de forma sustentável, contudo, a empresária defende a atuação conjunta entre o governo e o setor privado. Para tanto, cita a necessidade de criação de um órgão para divulgar, de forma perene, o turismo do Paraguai no exterior.