Um dia após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participar, em Foz do Iguaçu, da “inauguração brasileira” da Ponte da Integração, o presidente do Paraguai, Santiago Peña, abriu oficialmente a cabeceira paraguaia da via.
Leia também:
Assista como foi a inauguração da Ponte da Integração em Foz do Iguaçu
O desencontro ocorreu, segundo os dois mandatários, por problemas de agenda: Lula só podia na sexta-feira (19), enquanto Peña conseguiria estar na Ponte da Integração apenas no sábado.
Durante a Cúpula do Mercosul, no Hotel das Cataratas, em Foz do Iguaçu, inclusive, Santiago Peña questionou os chanceleres sobre a falta de coordenação. Em tom amigável, Peña disse que, na próxima, combinará diretamente com Lula, por telefone.
O ato na cabeceira paraguaia da Ponte da Integração contou com a presença de autoridades como a ministra de Obras e Comunicações do Paraguai, Claudia Centurión.
Justo Zacarías Irún, diretor-geral paraguaio de Itaipu; César “Landy” Torres, governador do Alto Paraná; e Roque Godoy, prefeito de Presidente Franco, representaram as autoridades locais.
Na “inauguração paraguaia”, Peña destacou a importância da Ponte da Integração para gerar conexões e reduzir o isolamento histórico do país.
“Nosso grande escritor Augusto Roa Bastos descrevia o Paraguai como ‘uma ilha rodeada de terra’, pela falta de vias de conexão”, recordou Peña. “Esta ponte beneficiará a todos, pois a economia do Paraguai complementa a do Brasil.”
Funcionamento da Ponte da Integração
No primeiro mês, a Ponte da Integração funcionará apenas no período da noite, para a passagem de caminhões vazios (em lastre), das 22h às 5h. A partir do dia 18 de janeiro, Brasil e Paraguai permitirão a passagem de ônibus de turismo, das 19h às 7h.
A definição das fases seguintes estará a cargo da Comissão Mista Brasil–Paraguai, composta por representantes dos governos dos dois países.
A habilitação completa da Ponte da Integração, porém, está prevista para o final de 2026 ou início de 2027, após a conclusão de estruturas como a nova ponte sobre o Rio Monday, no Paraguai, e o novo Porto Seco de Foz do Iguaçu.


Esses paraguios também não se contentam, quem deveria inaugurar essa pontete seria o diretor da Itaipu, pois, se depender de verbas e projetos elaborados por esses deputados bananas jamais sairia. E também não se pode inaugurar uma coisa que não está pronta. Já viram batizar nenê na barriga da mãe?