Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Paraguai » Paraguai faz inauguração separada da Ponte da Integração

Paraguai

Um dia depois

Paraguai faz inauguração separada da Ponte da Integração

Por questões de agenda, presidente Santiago Peña esteve na Ponte da Integração, neste sábado (20), um dia depois do brasileiro Lula.

2 min de leitura
Paraguai faz inauguração separada da Ponte da Integração
Comitiva paraguaia na cabeceira da Ponte da Integração, um dia após a inauguração no Brasil. Imagem: Reprodução/Presidência do Paraguai
Google News iconSiga-nos no Google News

Um dia após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participar, em Foz do Iguaçu, da “inauguração brasileira” da Ponte da Integração, o presidente do Paraguai, Santiago Peña, abriu oficialmente a cabeceira paraguaia da via.

Leia também:
Assista como foi a inauguração da Ponte da Integração em Foz do Iguaçu

Publicidade

O desencontro ocorreu, segundo os dois mandatários, por problemas de agenda: Lula só podia na sexta-feira (19), enquanto Peña conseguiria estar na Ponte da Integração apenas no sábado.

Durante a Cúpula do Mercosul, no Hotel das Cataratas, em Foz do Iguaçu, inclusive, Santiago Peña questionou os chanceleres sobre a falta de coordenação. Em tom amigável, Peña disse que, na próxima, combinará diretamente com Lula, por telefone.

O ato na cabeceira paraguaia da Ponte da Integração contou com a presença de autoridades como a ministra de Obras e Comunicações do Paraguai, Claudia Centurión.

Justo Zacarías Irún, diretor-geral paraguaio de Itaipu; César “Landy” Torres, governador do Alto Paraná; e Roque Godoy, prefeito de Presidente Franco, representaram as autoridades locais.

Na “inauguração paraguaia”, Peña destacou a importância da Ponte da Integração para gerar conexões e reduzir o isolamento histórico do país.

“Nosso grande escritor Augusto Roa Bastos descrevia o Paraguai como ‘uma ilha rodeada de terra’, pela falta de vias de conexão”, recordou Peña. “Esta ponte beneficiará a todos, pois a economia do Paraguai complementa a do Brasil.”

Funcionamento da Ponte da Integração

No primeiro mês, a Ponte da Integração funcionará apenas no período da noite, para a passagem de caminhões vazios (em lastre), das 22h às 5h. A partir do dia 18 de janeiro, Brasil e Paraguai permitirão a passagem de ônibus de turismo, das 19h às 7h.

A definição das fases seguintes estará a cargo da Comissão Mista Brasil–Paraguai, composta por representantes dos governos dos dois países.

A habilitação completa da Ponte da Integração, porém, está prevista para o final de 2026 ou início de 2027, após a conclusão de estruturas como a nova ponte sobre o Rio Monday, no Paraguai, e o novo Porto Seco de Foz do Iguaçu.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    1 comentário em “Paraguai faz inauguração separada da Ponte da Integração”

    1. Doni Vitor

      Esses paraguios também não se contentam, quem deveria inaugurar essa pontete seria o diretor da Itaipu, pois, se depender de verbas e projetos elaborados por esses deputados bananas jamais sairia. E também não se pode inaugurar uma coisa que não está pronta. Já viram batizar nenê na barriga da mãe?

    Deixe um comentário