Empresários brasileiros com investimentos no Paraguai criaram, no final de 2025, uma entidade para representar seus interesses e facilitar a instalação de novos empreendimentos no país.
Leia também:
Parques industriais têm fila de espera para empresas no Paraguai
De acordo com o jornal La Nación, a Câmara de Empresários Brasileiros no Paraguai (Cebras-PY) tem sede na região de Ciudad del Este.
Inicialmente, a entidade reúne cerca de dez empresas, de setores como indústria, construção civil, serviços e comércio.
Em entrevista ao La Nación, Giuliana Garcete, gerente do grupo, disse que a presidência da Cebras-PY está a cargo da empresária Carina Ferreira, do ramo da construção. Conforme Garcete, novas adesões estão previstas para os próximos meses.
Parte importante do trabalho da associação está ligada a fazer a ponte entre investidores e instituições, indicando os melhores caminhos para quem chega ao Paraguai. Assim, a Cebras-PY surgiu de uma necessidade natural identificada durante o processo.
“Como parte desse intercâmbio permanente entre os empresários já instalados em Ciudad del Este e os que pretendiam vir, nós já vínhamos realizando reuniões e criando grupos de trabalho para receber comitivas de empresários”, indicou Garcete. “Fizemos visitas a áreas logísticas e empresas, bem como palestras para responder inquietudes.”
A Cebras-PY pretende, ademais, montar uma base de dados atualizada sobre investimentos no Paraguai, além de estudos de mercado específicos por setor.
O grupo está em estágio embrionário nas redes sociais, mas já conta com um perfil no Instagram: @cebras_py_.

