Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Paraguai » Paraguai quer sediar Jogos Olímpicos da Juventude em 2030

Paraguai

Paraguai quer sediar Jogos Olímpicos da Juventude em 2030

País já apresentou candidatura ao Comitê Olímpico Internacional (COI); concorrentes são México, Chile, Tailândia, Indonésia e Mongólia.

2 min de leitura
Paraguai quer sediar Jogos Olímpicos da Juventude em 2030
Santiago Peña (esquerda), presidente do Paraguai, em visita a Thomas Bach (centro), presidente do COI. Foto: Gentileza/Agência IP

Criados para incentivar a prática de esportes por jovens atletas de todo o mundo, os Jogos Olímpicos da Juventude poderão ocorrer no Paraguai em 2030.

Leia também:
Paraguai e Argentina terão jogos da Copa do Mundo de 2030

Publicidade

Esse, pelo menos, é o desejo do governo do presidente Santiago Peña, que oficializou a candidatura do país no Comitê Olímpico Internacional (COI).

De acordo com a última listagem, seis concorrentes estão no páreo: Paraguai, Chile e México, nas Américas, e Tailândia, Indonésia e Mongólia, na Ásia.

“ Embora a concorrência seja dura, estamos seguros de que conseguiremos o melhor resultado possível”, destaca Camilo Pérez, presidente do comitê local, citado pela agência pública IP.

Como estruturas principais, o Paraguai pretende utilizar locais já existentes em Assunção e região metropolitana, bem como construir a Vila Olímpica da Juventude.

Larissa Schaerer, gerente-geral do Comitê Olímpico Paraguaio (COP), avalia que o país está preparado para competições de grande envergadura.

“Estamos prontos para receber este evento e seguir o processo no que diz respeito à comissão de seleção do Comitê Olímpico Internacional”, considera.

Além do presidente Santiago Peña e da mesa diretora do COP, o Ministério do Esporte do Paraguai, capitaneado por César Ramírez, apoia os preparativos.

Legado para o Paraguai

Em janeiro, o próprio presidente do Paraguai esteve na sede do COI, na Suíça, para reiterar a disposição do país em sediar os jogos de 2030. De acordo com Santiago Peña, cujo mandato tem duração até 2028, a escolha do país deixará um legado para a população.

“Estamos comprometidos em construir um futuro melhor para nossos jovens. Abrigar os Jogos Olímpicos da Juventude será um passo nessa missão”, afirmou Peña, na ocasião.

“Queremos que os jogos possam ir muito além do esporte, chegando ao âmbito cultural, à educação e aos valores olímpicos”, declarou o mandatário, citado pela agência IP.

Em 2025, o Paraguai sediará os Jogos Pan-Americanos Júnior, tendo Assunção como sede. O país tem interesse, também, em receber os Jogos Pan-Americanos adultos em 2031, enfrentando concorrentes brasileiros como o Rio de Janeiro.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.