Se você for ao Paraguai neste 1.º de outubro, aproveite a oportunidade para experimentar o jopará, prato típico da culinária popular do país.
Leia também:
Aprenda a receita do carrulim, bebida típica do Paraguai no mês de agosto
De acordo com a tradução para o português, o nome jopará significa, literalmente, “mistura”. O prato, basicamente, é uma sopa elaborada com carne bovina, feijão, temperos e muitos vegetais (clique aqui para conferir uma receita).
O hábito de consumir o jopará, principalmente no início de outubro, está ligado a uma figura do imaginário popular guarani, o Karai Octubre (Sr. Outubro).
Conforme a tradição, outubro costuma trazer dificuldades econômicas e escassez de alimentos no campo. Começar o mês com uma refeição forte, elaborada com muitos ingredientes, ajudaria a dar um “chega pra lá” no Karai Octubre e a garantir a fartura.
Além do Paraguai, o jopará está presente nas províncias argentinas de Misiones e Corrientes, onde a cultura guarani tem grande influência.
Na região de fronteira, a cidade paraguaia de Presidente Franco organiza, anualmente, o Festival do Jopará, com porções a partir de G$ 15 mil (cerca de R$ 12).
Neste ano, tal como nas edições anteriores, o evento está ocorrendo no Mercado Municipal de Presidente Franco, ao longo de toda esta quarta-feira.
Há mesas para consumo do jopará no local, mas vários restaurantes oferecem também a opção de marmitas para retirada no balcão ou entrega.
O Mercado Municipal de Presidente Franco fica na Avenida Monday, uma das principais do município vizinho a Ciudad del Este. A localização está disponível no mapa abaixo: