Parceiros de longa data, os governos de Brasil e Paraguai irão intensificar suas ações de cooperação na área migratória. O assunto é considerado sensível, tendo em vista o grande fluxo de pessoas em circulação entre os dois países.
Leia também:
Saiba as possíveis datas de abertura da Ponte da Integração
Na última semana, o titular da Direção Nacional de Migrações (DNM) do Paraguai, Jorge Kronawetter, esteve em Brasília para uma série de atividades.
A agenda incluiu reunião de trabalho com a coordenadora-geral de Migrações da Polícia Federal (PF) do Brasil, Regina Alencar Machado da Silva.
De acordo com a DNM do Paraguai, a pauta abrangeu a consolidação de “mecanismos de cooperação que garantam uma mobilidade ordenada, segura e coordenada, em benefício da segurança binacional e regional”.
Kronawetter e Silva debateram pontos como os trabalhos de inteligência e o intercâmbio de informações sobre alertas de segurança migratória. Além disso, definiram eixos para otimizar o trabalho conjunto.
O uso do Paraguai por organizações criminosas brasileiras, por exemplo, está entre as preocupações dos governos dos dois países. O planejamento bilateral visa a dificultar a circulação de foragidos e evitar que se estabeleçam em território paraguaio.
As autoridades debateram, ademais, “a coordenação da operação para a abertura da Ponte da Integração, na fronteira entre Presidente Franco e Foz do Iguaçu”.
Conforme o governo do Paraguai, há possibilidade de que a ponte abra para o tráfego fronteiriço, de forma parcial, ainda no mês de dezembro de 2025. Para saber mais sobre as discussões em torno da abertura, clique aqui.

