Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Paraguai » Médicos querem que estudantes de Medicina no Paraguai falem guarani

Paraguai

Medicina no Paraguai

Médicos querem que estudantes de Medicina no Paraguai falem guarani

Círculo Paraguaio de Médicos (CPM) pediu ao governo do Paraguai que aplique o decreto que determina fluência nas línguas oficiais do país.

2 min de leitura
Notícias no seu WhatsApp
Médicos querem que estudantes de Medicina no Paraguai falem guarani
Círculo Paraguaio de Médicos (CPM) representa os profissionais da classe médica no Paraguai. Arte: Divulgação/CPM
Google News iconSiga-nos no Google News

Entidade representativa da classe no Paraguai, o Círculo Paraguaio de Médicos (CPM) está pedindo ao governo do país que aplique, de forma estrita, o Decreto n.º 5.147/2025.

Leia também:
Medicina no Paraguai: descubram quantos brasileiros estudam em Ciudad del Este

Publicidade

A normativa estabelece que estudantes estrangeiros de Medicina comprovem o domínio de pelo menos uma das línguas oficiais do país (espanhol e guarani).

No entender da entidade, os estudantes precisam ter conhecimento em ambas as línguas oficiais do Paraguai, principalmente durante os estágios na rede de saúde pública.

“Esta medida é fundamental para frear um modelo de mercantilização da formação médica, que prioriza a quantidade de estudantes em detrimento à formação de qualidade e que teve como consequência a submissão dos pacientes mais pobres e vulneráveis a barreiras de comunicação”, argumenta o CPM.

A entidade da classe médica do Paraguai defende que a certificação de domínio linguístico esteja a cargo de instituições independentes, não das próprias universidades.

O CPM argumenta, ademais, que a comprovação de proficiência precisa figurar requisito obrigatório para o registro da matrícula dos estudantes.

Veículos de grande circulação do Paraguai, como o jornal ABC Color, repercutiram o assunto. Em Ciudad del Este, jornais como o La Clave também publicaram matérias destacando o comunicado do CPM.

Em busca no portal da Gaceta Oficial (Diário Oficial), contudo, o H2FOZ não encontrou a íntegra do decreto citado pelo CPM, bem como no portal de Decretos da Presidência do Paraguai.

Atualmente, os brasileiros representam o grupo mais numeroso entre os estudantes de Medicina no Paraguai. Para saber quantos brasileiros estão matriculados nos cursos oferecidos pelas universidades públicas e privadas do país vizinho, clique aqui.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    Deixe um comentário