Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Paraguai » Militares dos EUA desembarcam no Paraguai para ação conjunta

Paraguai

Cooperação Paraguai-EUA

Militares dos EUA desembarcam no Paraguai para ação conjunta

Aeronave pertencente à Força Aérea dos EUA levou lote com armas e munições destinadas a um treinamento com militares do Paraguai.

2 min de leitura
Notícias no seu WhatsApp
Militares dos EUA desembarcam no Paraguai para ação conjunta
Cargueiro militar dos Estados Unidos no principal aeroporto do Paraguai. Foto: Gentileza/Forças Armadas do Paraguai
Google News iconSiga-nos no Google News

Militares dos Estados Unidos da América (EUA) desembarcaram no Paraguai, no último sábado (10), no âmbito de uma operação de treinamento conjunto.

Leia também:
Saiba mais sobre o acordo de cooperação militar entre Paraguai e EUA

Publicidade

De acordo com o jornal La Nación, uma aeronave do tipo C17, pertencente à Força Aérea dos EUA, pousou no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, na região de Assunção. A bordo, armamentos e munições para uso nas manobras programadas.

Paraguai e EUA têm um longo histórico de cooperação militar em espectros como treinamento, exercícios bilaterais e ajuda humanitária. Recentemente, os dois países firmaram um novo acordo para ampliar a parceria (clique aqui para saber mais).

O treinamento, previsto para o primeiro semestre de 2026 no Paraguai, acontecerá no âmbito do Programa de Respostas a Crises e Contingências. A execução estará a cargo do 7.º Grupo de Forças Especiais dos Estados Unidos.

As Forças Armadas do Paraguai não informaram o número de militares estrangeiros presentes no país, mas destacaram que eles já estão em território paraguaio. Especificamente para o curso, serão 12 militares dos EUA (um oficial e 11 suboficiais).

O treinamento tem duração prevista de seis meses, sendo destinado a 40 militares ligados ao Batalhão Conjunto de Forças Especiais do Paraguai. Os conteúdos abrangerão primeiros socorros, medicina de combate e respostas a emergências.

A entrada de militares dos EUA no Paraguai, bem como das armas e munições, está devidamente autorizada pelo Congresso do país.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    Deixe um comentário