Militares dos Estados Unidos da América (EUA) desembarcaram no Paraguai, no último sábado (10), no âmbito de uma operação de treinamento conjunto.
Leia também:
Saiba mais sobre o acordo de cooperação militar entre Paraguai e EUA
De acordo com o jornal La Nación, uma aeronave do tipo C17, pertencente à Força Aérea dos EUA, pousou no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, na região de Assunção. A bordo, armamentos e munições para uso nas manobras programadas.
Paraguai e EUA têm um longo histórico de cooperação militar em espectros como treinamento, exercícios bilaterais e ajuda humanitária. Recentemente, os dois países firmaram um novo acordo para ampliar a parceria (clique aqui para saber mais).
O treinamento, previsto para o primeiro semestre de 2026 no Paraguai, acontecerá no âmbito do Programa de Respostas a Crises e Contingências. A execução estará a cargo do 7.º Grupo de Forças Especiais dos Estados Unidos.
As Forças Armadas do Paraguai não informaram o número de militares estrangeiros presentes no país, mas destacaram que eles já estão em território paraguaio. Especificamente para o curso, serão 12 militares dos EUA (um oficial e 11 suboficiais).
O treinamento tem duração prevista de seis meses, sendo destinado a 40 militares ligados ao Batalhão Conjunto de Forças Especiais do Paraguai. Os conteúdos abrangerão primeiros socorros, medicina de combate e respostas a emergências.
A entrada de militares dos EUA no Paraguai, bem como das armas e munições, está devidamente autorizada pelo Congresso do país.

