Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Paraguai » Paraguai adotará o horário de verão durante os 12 meses do ano

Paraguai

Paraguai adotará o horário de verão durante os 12 meses do ano

Mudança significa que o país está migrando do fuso -4GMT para o fuso -3GMT, o mesmo adotado em Brasília e na Argentina.

2 min de leitura
Paraguai adotará o horário de verão durante os 12 meses do ano
Horário de verão no Paraguai é tradicionalmente adotado entre outubro e março do ano seguinte. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ

O presidente do Paraguai, Santiago Peña (Partido Colorado), promulgou, nessa segunda-feira (14), a Lei n.º 7.354, que estabelece o horário de verão como hora oficial do país durante os 12 meses do ano.

Leia também:
Filhote de onça é visto no parque argentino das Cataratas

Publicidade

Na prática, a nova lei significa que o país está migrando do fuso -4GMT (quatro horas atrás do Meridiano de Greenwich) para o fuso -3GMT, o mesmo adotado em Brasília, na Argentina e no Uruguai.

Publicação da lei no Diário Oficial
Publicação da lei no Diário Oficial

Na região de fronteira, exceto se o Brasil voltar a adotar o horário de verão, Ciudad del Este estará com a mesma hora de Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú o ano inteiro. Quando for meio-dia do lado paraguaio, também será meio-dia no Brasil e na Argentina.

A alteração já está em vigor, uma vez que, no primeiro domingo de outubro, o país vizinho entrou no horário de verão. A diferença é que, em março de 2025, o Paraguai não precisará atrasar seus relógios em uma hora, permanecendo no fuso -3GMT.

Oriunda do Senado, a Lei n.º 7.354 foi amplamente debatida por senadores e deputados, que citaram como argumentos principais o melhor aproveitamento da luz natural e a equalização com os demais parceiros de Mercosul.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.