De origem indiana, a multinacional Motherson Group pretende abrir uma fábrica no Paraguai para produzir fiação elétrica para veículos. A instalação ocorrerá por meio da empresa PKC, subsidiária do grupo empresarial.
Leia também:
Paraguai terá montadora de ônibus elétricos na região de fronteira
O anúncio ocorreu após reunião entre representantes do Motherson Group e o presidente do Paraguai, Santiago Peña, na capital do país, Assunção.
De acordo com Peña, a multinacional investirá no Paraguai, inicialmente, US$ 15 milhões. A fábrica no país irá operar sob o regime de maquila (montagem e acabamento de produtos), tendo como foco principal os vizinhos Brasil e Argentina.
Conforme as projeções apresentadas ao governo, em um período de três anos, o empreendimento poderá gerar até dois mil empregos diretos no Paraguai.
O Motherson Group tem entre seus clientes gigantes do mundo automotivo, como Mercedes-Benz, Volkswagen e General Motors. A empresa conta com operações em mais de 40 países, bem como faturamento anual estimado em cerca de US$ 12 bilhões.
Aos investidores estrangeiros, o Paraguai oferece vantagens como baixa carga tributária, energia elétrica barata e grande disponibilidade de mão de obra.
“Este investimento reafirma a confiança do mundo no nosso país e no nosso povo”, escreveu o presidente paraguaio na rede social X. “O ressurgir do gigante acontece com trabalho, inovação e oportunidades para todos.”
O local exato do investimento do Motherson Group no Paraguai ainda será definido. Entretanto, dois locais aparecem como os principais candidatos: a região de Assunção e o departamento (estado) de Alto Paraná, nos arredores de Ciudad del Este.



