Os governos de Paraguai e Argentina darão início, ainda neste mês de setembro, aos estudos de viabilidade para uma nova ponte entre os dois países.
Leia também:
Ponte da Bioceânica: veja como estão as obras em setembro de 2025
O anúncio ocorreu na última terça-feira (16), durante a passagem do presidente argentino, Javier Milei, pela capital paraguaia, Assunção.
Em discurso no Legislativo paraguaio, Milei apontou que a proposta prevê a construção de uma ponte entre Misión La Paz (Argentina) e Pozo Hondo (Paraguai). Tais localidades ficam na região do Chaco, perto da fronteira com a Bolívia.
Atualmente, já existe uma ponte no local, onde o Rio Pilcomayo marca os limites internacionais entre os países. Entretanto, a via tem estrutura acanhada, incapaz de suportar grandes fluxos de circulação de veículos pesados.
A ponte entre Misión La Paz e Pozo Hondo integra um dos eixos do Corredor Bioceânico. No outro extremo do território paraguaio, na fronteira entre Bella Vista Norte (Paraguai) e Porto Murtinho (MS), está em construção a Ponte da Bioceânica (clique para saber mais).
A atual estrutura de fiscalização entre Misión La Paz e Pozo Hondo comporta apenas poucos veículos, pois o local fica fora das grandes rotas. Tal realidade deverá mudar com o asfaltamento total das rodovias e outros investimentos previstos para os próximos anos.
O Corredor Bioceânico deverá receber, ademais, um ramal do gasoduto projetado para levar a produção do campo de Vaca Muerta, na Argentina, em direção ao Paraguai e ao Brasil.
A passagem de Javier Milei por Assunção incluiu encontro com o presidente Santiago Peña, bem como a participação em um evento de grupos conservadores.