Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Últimas Notícias » Paraguai destrói 400 quilos de cocaína que iriam para a Europa

Paraguai

Paraguai destrói 400 quilos de cocaína que iriam para a Europa

Carga milionária do pó foi interceptada durante a Operação Resiliência, por agentes da Secretaria Nacional Antidrogas.

2 min de leitura
Paraguai destrói 400 quilos de cocaína que iriam para a Europa
Forte esquema de segurança foi mobilizado para a incineração da carga – foto: Agência IP/divulgação


O Paraguai destruiu 430 quilos de cocaína que iriam para a Europa. A carga milionária foi interceptada durante a Operação Resiliência, na fronteira do país vizinho com a Bolívia.

A IP, agência de notícias do governo paraguaio, informou que a droga vale cerca de R$ 13 milhões no mercado europeu. A juíza Rosarito Montanía autorizou a destruição da carga (assista).

Publicidade

O entorpecente foi encontrado por agentes da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), na região de Filadélfia, no Chaco. Cães farejadores foram utilizados na operação.

Publicidade

Um forte esquema de segurança foi montado para a eliminação da cocaína. Participaram representantes do Ministério Público e da Justiça.

A pesagem das embalagens e a extração aleatória de amostras para análise e coleta de provas foram realizadas por uma equipe especializada da Senad. Todo o material foi destruído.

Publicidade

Cocaína par a Europa

Ao noticiar a apreensão da carga milionária de cocaína, em dezembro, o H2FOZ contextualizou que a ocorrência reflete o uso do Paraguai como rota de passagem de drogas. Organizações criminosas especializadas atuam na logística.

Os mais de 400 quilos haviam sido obtidos na Bolívia e seriam levados a portos fluviais na região de Assunção, Paraguai. Os traficantes esconderiam a droga entre cargas legais, em contêineres despachados para a Argentina ou Uruguai.

Publicidade

Conforme a Senad, o destino final seria o continente europeu, por meio de terminais marítimos de países como Espanha, Bélgica, Holanda e Alemanha.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.