Paraguai vai mandar de volta francês que entrou sem certificado de vacina

O francês ficará retido no aeroporto até ser concluído o processo de expulsão. Foto Wikimedia

O homem, de 50 anos, foi retido no aeroporto de Assunção até que possa retornar à origem.

Um francês de férias, que pretendia passar alguns dias no Paraguai, foi detido na manhã deste sábado, 15, no aeroporto Silvio Pettirossi, na grande Assunção.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Ele não apresentou comprovante de vacinação contra a covid-19, exigência do novo protocolo sanitário, vigente no país desde o dia 12 deste mês, noticia o jornal ABC Color.

A diretora de Migrações, Ángeles Arriola, disse estranhar que o francês não tenha sido informado em Madri, onde fez escala antes de chegar a Assunção, dos requisitos para entrar no Paraguai.

Ela afirmou ainda que é responsabilidade da empresa aérea informar aos passageiros sobre as disposições e requisitos existentes nos países de destino, e que a companhia deverá custear os gastos de retorno do viajante.

Arriola explicou também que existem exceções para ingresso de alguns viajantes não vacinados, mas não é o caso deste francês, que veio de férias, sem documentos que comprovem que já teve covid-19 ou razões médicas para não receber o imunizante.

EXIGÊNCIAS

Desde 12 de janeiro, com exceção de quem procede dos países do Mercosul, o Paraguai exige dos viajantes:

Declaração de saúde (a partir dos 12 anos de idade); certificado de vacinação contra covid-19 (a partir dos 12 anos; teste de covid (48 horas antes do ingresso ou antígeno dentro de 24 horas prévias ao ingresso; e, ainda, teste de PCR no quinto dia de estada no Paraguai.

O protocolo também menciona que as empresas aéreas ou de transporte terrestre, no momento do check in ou do desembarque, deverão exigir dos viajantes o código QR da declaração juramentada de saúde do viajante e as demais exigências sanitárias mencionadas no documento. Se o viajante não cumprir, não poderá embarcar.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: cb[email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.