Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Paraguai » Paraguai restaura placa da época da construção da Ponte da Amizade

Paraguai

História da fronteira

Paraguai restaura placa da época da construção da Ponte da Amizade

Datada de 1961, a placa recorda os esforços de Brasil e Paraguai para construir a Ponte da Amizade, obra emblemática da engenharia.

2 min de leitura
Paraguai restaura placa da época da construção da Ponte da Amizade
Cônsul-adjunto do Brasil e prefeita interina de Ciudad del Este participaram da entrega da restauração da placa alusiva à Ponte da Amizade. Foto: Gentileza/Prefeitura de Ciudad del Este

Em 1961, os presidentes do Brasil e do Paraguai, Juscelino Kubitschek e Alfredo Stroessner, se encontraram em Foz do Iguaçu para uma das cerimônias de inauguração da Ponte da Amizade (a abertura oficial, contudo, ocorreria apenas em março de 1965).

Leia também:
Monumento à democracia de Foz: prefeitura responde a pedido da Justiça

Publicidade

Na ocasião, descerraram uma placa comemorativa recordando os entendimentos entre os dois governos para que a obra pudesse sair do papel. Tal placa, esquecida ao longo dos anos, voltou agora a estar em evidência no Paraguai.

Nessa terça-feira (11), autoridades brasileiras e paraguaias participaram, em Ciudad del Este, de um ato comemorativo. A cerimônia ocorreu na prefeitura da capital do Alto Paraná, localizada a cerca de dois quilômetros da Ponte da Amizade.

Placa que faz menção ao término das obras da Ponte da Amizade, em 1961.
Placa que faz menção ao término das obras da Ponte da Amizade, em 1961. Foto: Gentileza/Prefeitura de Ciudad del Este

Com a presença do cônsul-adjunto do Brasil, Cassiano Bühler da Silva, a prefeita interina María Portillo entregou a restauração da placa de 1961. O trabalho esteve a cargo do restaurador Raúl Leiva, descendente de uma família pioneira de Ciudad del Este.

De acordo com a prefeitura da cidade paraguaia, a placa comemorativa simboliza “a união e a cooperação entre Paraguai e Brasil” trazida pela Ponte da Amizade. O objeto integra o acervo do Museu El Mensú, localizado ao lado da prefeitura esteña.

Ponte da Amizade na história

À época de sua construção, entre o final da década de 1950 e o início dos anos 1960, o arco de concreto da ponte esteve entre as maiores estruturas do tipo no mundo.

Mesmo já estando 100% finalizada, a inauguração oficial da Ponte da Amizade ocorreu apenas em 27 de março de 1965, três anos e meio após a visita de Juscelino.

Desde então, a Ponte da Amizade ocupa papel de destaque na integração regional na América do Sul. Por ela, diariamente, trafegam moradores da fronteira, viajantes internacionais e cargas dos mais diversos tipos e origens.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.