Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Últimas Notícias » Polícia do Paraguai prende quadrilha que dava golpes em brasileiros na internet

Paraguai

Polícia do Paraguai prende quadrilha que dava golpes em brasileiros na internet

Grupo usava aplicativos de relacionamento para marcar encontros em Ciudad del Este; vítimas eram rendidas e assaltadas.

2 min de leitura
Polícia do Paraguai prende quadrilha que dava golpes em brasileiros na internet
Indivíduos detidos na madrugada de quarta-feira (26) no Paraguai. Foto: Gentileza/Polícia Nacional do Paraguai

Uma operação conjunta entre Polícia Nacional e Ministério Público do Paraguai desmantelou, nesta semana, uma quadrilha que aplicava golpes em Ciudad del Este.

Leia também:
Guia de segurança para turistas em Foz do Iguaçu e na fronteira

Publicidade

De acordo com o jornal ABC Color, o grupo tinha como especialidade atrair homens estrangeiros (em sua maioria, brasileiros) para supostos encontros no Paraguai.

Publicidade

Marcados em aplicativos como o Grindr, o esquema já veio a público em inúmeras oportunidades. A plataforma adota políticas para prevenir os casos. Entretanto, enfrenta dificuldades para barrar a criação de novos perfis com dados falsos.

Na operação desta semana, quatro pessoas foram detidas no bairro San Rafael, vizinho à cabeceira da Ponte da Amizade no Paraguai. Com os suspeitos, os policiais apreenderam evidências como eletrônicos, uma caminhonete e uma moto.

Publicidade

Conforme as denúncias, estrangeiros residentes em Foz do Iguaçu ou em viagem à região marcavam encontros com os golpistas em locais próximos à fronteira.

De lá, eram levados de moto até a entrada do bairro San Rafael, em Ciudad del Este, onde eram rendidos por homens armados.

Publicidade

Além do roubo de celulares e outros pertences, os crimes praticados no Paraguai incluíam, em muitos casos, agressões, transferências pelo PIX e esvaziamento de contas bancárias.

Os quatro suspeitos detidos na quarta-feira, de acordo com o comissário-geral Feliciano Martínez, aparecem em imagens de câmeras próximas aos locais dos crimes. Outras duas pessoas, plenamente reconhecidas, permanecem foragidas.

Já o homem apontado como o líder do grupo está preso desde o último sábado (22) no Paraguai. Com ele, os policiais encontraram uma arma roubada de um delegado que trabalha na região metropolitana de Assunção.

Apoio ao viajante no Paraguai

A Polícia Nacional do Paraguai mantém, na cabeceira da Ponte da Amizade, um escritório da Polícia Turística, que presta apoio aos visitantes.

A Polícia Turística atende a casos de diversas naturezas, como assaltos e fraudes atribuídas a lojistas locais. Para conferir dicas de segurança, acesse o guia lançado por entidades de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, disponível aqui.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.