Teve início, nessa sexta-feira (29), o período de alta temporada de viajantes do Paraguai em direção ao Brasil. Somente no primeiro dia, 39 ônibus de estudantes cruzaram a Ponte da Amizade rumo a destinos no litoral brasileiro.
Leia também:
Torcida do Atlético-MG passa por Foz do Iguaçu para a final da Libertadores
De acordo com a Direção de Migrações do Paraguai, o período até por volta do dia 20 será marcado pela passagem de excursões estudantis, para as tradicionais viagens de formatura e de fim de ano.
Da segunda quinzena de dezembro até os primeiros dias de fevereiro, por sua vez, o predomínio costuma ser de grupos familiares, viajando com veículos próprios.
Para agilizar o processo, a Direção de Migrações emitiu orientações aos viajantes. A principal é preencher os formulários de Pré-Cadastro Migratório, disponibilizados na internet pelos dois países, para reduzir o tempo de atendimento nos guichês.
Outro cuidado é em relação à documentação de menores de idade, que precisam da autorização legal de um ou de ambos os pais para viagens ao exterior.
Já em relação aos melhores horários para cruzar a fronteira, o órgão paraguaio recomenda evitar o dia e priorizar a noite e a madrugada, devido aos congestionamentos habitualmente verificados durante o expediente do comércio local.
Ao viajar para destinos como as praias do litoral brasileiro, os turistas paraguaios precisam parar na cabeceira paraguaia da Ponte da Amizade, para registrar a saída; e na aduana brasileira, no balcão da Polícia Federal (PF), para o registro de entrada.
Links para os formulários de Pré-Cadastro Migratório:
Paraguai – Direção de Migrações
Brasil – Polícia Federal