H2FOZ

Paraguai

Paraguai

Brasil-Paraguai

Ponte da Bioceânica está a 21 metros da união entre as margens

Trabalhos estão em estágio avançado; Ponte da Bioceânica fará a ligação entre Porto Murtinho (MS) e Carmelo Peralta (Paraguai).

2 min de leitura
Ponte da Bioceânica está a 21 metros da união entre as margens
Ponte da Bioceânica tem previsão de entrega ainda para 2026. Foto: Gentileza/MOPC

Localizada na fronteira entre Brasil e Paraguai, a Ponte da Bioceânica está a apenas 21 metros da ligação entre as duas margens.

Integrante do futuro Corredor Bioceânico, a obra fará a ligação entre Porto Murtinho (MS) e Carmelo Peralta (Paraguai), cruzando o Rio Paraguai.

A conclusão está prevista ainda para 2026, embora os acessos à Ponte da Bioceânica sigam em construção nos dois países.

Obras da Ponte da Bioceânica seguem em estágio avançado.
Obras da Ponte da Bioceânica seguem em estágio avançado. Foto: Gentileza/MOPC

De acordo com o Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) do Paraguai, o custo total está estimado em G$ 684,6 bilhões (cerca de R$ 565 milhões).

Leia também:
Ponte da Integração: comerciantes do Paraguai pedem abertura total

O financiamento da construção da Ponte da Bioceânica está a cargo da diretoria paraguaia de Itaipu. A diretoria brasileira, por sua vez, financiou a Ponte da Integração, entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco.

As obras da ponte sobre o Rio Paraguai começaram depois na comparação com as da “irmã” sobre o Rio Paraná, o que explica a diferença.

Trabalhos na cabeceira paraguaia do viaduto.
Trabalhos na cabeceira paraguaia do viaduto. Foto: Gentileza/MOPC

O Corredor Bioceânico conectará os portos do Oceano Atlântico com os do litoral do Chile, passando pelo Chaco (Paraguai e Argentina) e pela Cordilheira dos Andes.

Publicidade

Atualmente, a construção da Rodovia Bioceânica está em andamento no Paraguai, com previsão de entrega dos lotes ao longo dos anos de 2027 e 2028.

Altura da Ponte da Bioceânica permite a navegação de barcos de diferentes portes no Rio Paraguai.
Altura da Ponte da Bioceânica permite a navegação de barcos de diferentes portes no Rio Paraguai. Foto: Gentileza/MOPC

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    [render_sidebar id="sidebar-1"]

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    Deixe um comentário