Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Paraguai » Ponte da Integração: veja como foi o protesto no Paraguai

Paraguai

Plano piloto

Ponte da Integração: veja como foi o protesto no Paraguai

Moradores de Presidente Franco cobram a revisão do plano piloto de abertura da Ponte da Integração, com prioridade para veículos de pequeno porte.

2 min de leitura
Notícias no seu WhatsApp
Ponte da Integração: veja como foi o protesto no Paraguai
Cabeceira paraguaia da Ponte da Integração. Foto: Gentileza/MOPC
Google News iconSiga-nos no Google News

Moradores da cidade paraguaia de Presidente Franco promoveram, no fim da tarde dessa segunda-feira (19), um protesto na rotatória de acesso à Ponte da Integração.

Leia também:
Lideranças cobram diálogo para evitar decisões de cima para baixo na fronteira

Publicidade

A manifestação ocorreu após convocação de entidades como o Conselho de Desenvolvimento de Presidente Franco (Codefran), que reúne setores da sociedade organizada.

Os participantes fizeram um bloqueio intermitente dos caminhões na Avenida Bernardino Caballero. Enquanto o anel viário do Corredor Metropolitano del Este não ficar pronto, a avenida integra a rota obrigatória de acesso à Ponte da Integração.


Em declarações reproduzidas pelo jornal ABC Color, Iván Leguizamón, presidente do Codefran, pediu que as entidades responsáveis pela operacionalização da ponte priorizem o tráfego de veículos de turismo e particulares.

“Tudo aconteceu ao contrário. Presidente Franco merece respeito, sempre nos deixam com o pior. Nossa postura era começar com veículos de turismo [na Ponte da Integração], mas nos mandaram os caminhões”, questionou.

Codefran e entidades reivindicam observância estrita aos horários para a entrada de caminhões na cidade. Atualmente, a passagem dos veículos pelo perímetro urbano de Presidente Franco está permitida somente entre as 22h e as 5h, mas não há fiscalização.

Os caminhoneiros, por sua vez, argumentam falta de locais apropriados para aguardar pelo horário de acesso à Ponte da Integração, bem como ausência completa de estrutura.

Já a prefeitura de Presidente Franco, que não participou oficialmente da manifestação, pediu ao Ministério das Relações Exteriores do Paraguai que interceda pela liberação da Ponte da Integração para outros tipos de veículos.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    Deixe um comentário