A partir da próxima quinta-feira (29), a circulação dos ônibus de turismo ocorrerá, à noite, exclusivamente pela Ponte da Integração. Para ordenar o fluxo, o Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) do Paraguai definiu rotas para entrada e saída.
Leia também:
Ponte da Integração: caminhoneiros terão de pagar taxa no Paraguai
Conforme decisão da Comissão Mista Brasil–Paraguai, das 19h às 7h, coletivos fretados ou de turismo em circuito fechado passarão apenas pela Ponte da Integração. Nos demais horários, durante o dia, a circulação pela Ponte da Amizade continuará permitida.
Atualmente, a Ponte da Integração está aberta somente para caminhões vazios (em lastre), no horário das 22h às 5h. Com os ônibus de turismo, a via avançará para a segunda fase do plano de abertura, programada para ocorrer de forma gradual.
Inicialmente, a liberação para a passagem dos ônibus estava marcada para o último dia 19. Entretanto, após questionamentos de entidades do setor turístico da fronteira, os órgãos bilaterais decidiram revisar o cronograma predefinido.
Para entrar e sair da Ponte da Integração, os ônibus terão de usar rotas diferentes das destinadas aos caminhões.
De acordo com o mapa divulgado, a rota de entrada inclui trajeto reto pela Avenida Bernardino Caballero, que começa em Ciudad del Este e vai até Presidente Franco.
Já a rota de saída possui bifurcação depois da rotatória do bairro Tres Fronteras, usando o novo par binário até chegar à Rua 6 de Octubre.
A abertura total da Ponte da Integração, 24 horas, para todos os tipos de veículos, deverá ocorrer somente em 2027. A demora se deve à necessidade de conclusão das obras de acesso à cabeceira paraguaia, com previsão de entrega em dezembro de 2026.

