Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Paraguai » Saiba as possíveis datas de abertura da Ponte da Integração

Paraguai

Entre Foz e Presidente Franco

Saiba as possíveis datas de abertura da Ponte da Integração

Comissão Mista Brasil–Paraguai trabalha com duas datas em dezembro; presidentes Lula e Santiago Peña deverão participar da cerimônia.

3 min de leitura
Saiba as possíveis datas de abertura da Ponte da Integração
Ponte da Integração está oficialmente pronta desde agosto de 2023, mas vias de acesso seguem em obras. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ

Foz do Iguaçu sediou, na última quarta-feira (19), mais uma reunião da Comissão Mista Brasil–Paraguai, para discutir a abertura parcial da Ponte da Integração.

Leia também:
Acompanhe como estão as obras da Rodovia Perimetral Leste em Foz do Iguaçu

Publicidade

Em pauta, temas como a definição de que tipo de veículo estará habilitado para trafegar pela ponte no primeiro momento e a data da cerimônia de inauguração.

A princípio, apenas caminhões vazios (em lastre) estarão habilitados para passar pela Ponte da Integração. De acordo com os defensores da proposta, tal situação já permitiria, entre outros benefícios, diminuir a fila de veículos de carga na Ponte da Amizade.

Já quanto à data da cerimônia, que contará com a presença dos presidentes Lula e Santiago Peña, a indefinição tem a ver com a agenda dos mandatários.

Conforme o jornal ABC Color, do Paraguai, há duas datas possíveis para o encontro entre Lula e Peña na Ponte da Integração: 15 e 21 de dezembro.

A agenda mais forte é a de 21 de dezembro, um domingo, no período da manhã. Já o dia 15 de dezembro, uma segunda-feira, surgiu como alternativa em caso de incompatibilidade de agenda dos presidentes no dia 21.

No fim de semana do dia 20 de dezembro, Foz do Iguaçu deverá sediar a Cúpula das Américas, com a presença de chefes do Estado. A cúpula ocorreria, inicialmente, no Rio de Janeiro, mas teve sua sede transferida para a fronteira.

Abertura parcial da Ponte da Integração

O jornal ABC Color cita que há divergências entre Brasil e Paraguai quanto ao horário para a passagem de caminhões vazios pela Ponte da Integração.

As autoridades paraguaias defendem que a circulação ocorra entre as 22h e as 5h, enquanto o Brasil propõe o horário das 7h às 19h.

Após a etapa exclusiva para caminhões em lastre na Ponte da Integração, a segunda fase, no início de 2026, permitiria a passagem de ônibus de turismo. Em seguida, aconteceria também a liberação de carros de passeio e motos.

Os caminhões carregados, contudo, receberiam autorização somente em 2027, após a conclusão de todas as obras de infraestrutura no Paraguai e no Brasil.

Tais obras incluem a nova ponte sobre o Rio Monday, em Presidente Franco, na cabeceira paraguaia da Ponte da Integração, e o novo Porto Seco de Foz do Iguaçu. O terminal ficará às margens da BR-277, nas proximidades do bairro Três Lagoas.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.