Foz do Iguaçu sediou, na última quarta-feira (19), mais uma reunião da Comissão Mista Brasil–Paraguai, para discutir a abertura parcial da Ponte da Integração.
Leia também:
Acompanhe como estão as obras da Rodovia Perimetral Leste em Foz do Iguaçu
Em pauta, temas como a definição de que tipo de veículo estará habilitado para trafegar pela ponte no primeiro momento e a data da cerimônia de inauguração.
A princípio, apenas caminhões vazios (em lastre) estarão habilitados para passar pela Ponte da Integração. De acordo com os defensores da proposta, tal situação já permitiria, entre outros benefícios, diminuir a fila de veículos de carga na Ponte da Amizade.
Já quanto à data da cerimônia, que contará com a presença dos presidentes Lula e Santiago Peña, a indefinição tem a ver com a agenda dos mandatários.
Conforme o jornal ABC Color, do Paraguai, há duas datas possíveis para o encontro entre Lula e Peña na Ponte da Integração: 15 e 21 de dezembro.
A agenda mais forte é a de 21 de dezembro, um domingo, no período da manhã. Já o dia 15 de dezembro, uma segunda-feira, surgiu como alternativa em caso de incompatibilidade de agenda dos presidentes no dia 21.
No fim de semana do dia 20 de dezembro, Foz do Iguaçu deverá sediar a Cúpula das Américas, com a presença de chefes do Estado. A cúpula ocorreria, inicialmente, no Rio de Janeiro, mas teve sua sede transferida para a fronteira.
Abertura parcial da Ponte da Integração
O jornal ABC Color cita que há divergências entre Brasil e Paraguai quanto ao horário para a passagem de caminhões vazios pela Ponte da Integração.
As autoridades paraguaias defendem que a circulação ocorra entre as 22h e as 5h, enquanto o Brasil propõe o horário das 7h às 19h.
Após a etapa exclusiva para caminhões em lastre na Ponte da Integração, a segunda fase, no início de 2026, permitiria a passagem de ônibus de turismo. Em seguida, aconteceria também a liberação de carros de passeio e motos.
Os caminhões carregados, contudo, receberiam autorização somente em 2027, após a conclusão de todas as obras de infraestrutura no Paraguai e no Brasil.
Tais obras incluem a nova ponte sobre o Rio Monday, em Presidente Franco, na cabeceira paraguaia da Ponte da Integração, e o novo Porto Seco de Foz do Iguaçu. O terminal ficará às margens da BR-277, nas proximidades do bairro Três Lagoas.

