Prefeito de Ciudad del Este refuta pedido de intervenção no município

Na semana passada, órgão de controle propôs intervir nas prefeituras de Ciudad del Este e Assunção, sob alegação de fraudes.

O prefeito de Ciudad del Este, Miguel Prieto, convocou a imprensa, na manhã desta segunda-feira (19), para uma entrevista coletiva no bairro Ciudad Nueva.

Leia também:
Ciudad del Este terá plano municipal de desenvolvimento sustentável

Na última sexta (16), a Controladoria-Geral da República (CGR) do Paraguai pediu a intervenção na gestão de Prieto argumentando irregularidades. Na ocasião, Camilo Benítez, titular da CGR, também solicitou medida similar contra a prefeitura de Assunção.


A CGR do Paraguai questiona, entre outros procedimentos, o uso de recursos públicos na campanha Navidad Sustentable (Natal Sustentável), promovida pela prefeitura de Ciudad del Este. Para o controlador Benítez, houve gastos fora do padrão e sem transparência.

Miguel Prieto, no entanto, questionou as acusações. “O controlador disse que não sabe do projeto, mas enviamos a ele um relatório, em 16 de outubro de 2024, detalhando cada aspecto”, afirmou o prefeito.

Para a CGR, houve falta de transparência no repasse de recursos a comissões de moradores que participaram da execução do projeto em Ciudad del Este. Prieto argumentou, porém, que as transferências respeitaram as normativas legais.

“Para que fazem uma lei que permite executar obras por comissões de moradores se logo usam essa lei contra os gestores?”, indagou. “Falam de erros administrativos, mas não há desvio de fundos. E aí pedem a intervenção. Isso é terrorismo de Estado.”

Denúncias em Ciudad del Este

Desde que assumiu o cargo, em 2019, o prefeito de Ciudad del Este já acumula 49 denúncias judiciais contra seus atos de governo. Para Prieto, os processos formam parte de uma estratégia para desgastá-lo e impedir sua candidatura à Presidência da República em 2028.

Líder de um movimento independente, Prieto foi o primeiro político não filiado ao Partido Colorado a ganhar uma eleição para prefeito em Ciudad del Este. Todos os demais eleitos, desde a fundação do município, em 1957, tinham filiação colorada.

O movimento Yo Creo pretende, em 2028, apresentar Prieto como uma opção de “terceira via” para a Presidência no Paraguai. A política do país é dominada, há décadas, pelo Partido Colorado e seu rival atualmente mais fraco, o Partido Liberal Radical Autêntico.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.